Como preparar sua loja para a temporada de Natal

Prepare sua loja para Natal

A primavera mal começou e você deve estar se perguntando por que estamos publicando um artigo sobre Natal já agora. O motivo não é só paixão pelas festividades. A verdade é que a maluquice das compras natalinas começa cedo no varejo e, se você possui uma loja online, está na hora de prepará-la com antecedência.

Se você procurar por “presentes de Natal” no Google Trends, vai ver que o número de pessoas que buscam idéias para presentes no Google aumenta bruscamente em outubro e vai aumentando constantemente até ao pico da temporada de festas natalinas.

Encontre tendências de Natal com Google Trends

Parece que muitas pessoas são responsáveis e querem ter os seus presentes prontos a tempo. Quanto aos proprietários responsáveis das lojas virtuais, o abastecimento do estoque com os produtos não é o único passo a ser feito para que fiquem preparados para a temporada. Garantir que o site da loja esteja pronto para compradores que procuram presentes também deve ser uma parte obrigatória do processo.

Crie espírito festivo, mas não exagere

Todos nós adoramos sites com temas natalinos e as luzes piscando deixam todo o mundo bem disposto. Porém, quando se exagera, o site pode tornar-se brega em um piscar de olhos. Não cometa o mesmo erro. Você deseja que o seu site se mantenha elegante e bem organizado para não distrair os clientes do objetivo principal – comprar seus produtos. Portanto, utilize imagens e capas festivas com moderação e verifique se a velocidade de carregamento do seu site permanece rápida. Você pode fazer isso com a ferramenta PageSpeed Insights do Google.

Navegação clara

Verifique se os seus clientes podem navegar facilmente pelo seu site. Mantenha seu menu principal limpo, destaque os produtos mais vendidos e crie novas categorias específicas da estação, como por exemplo “Presentes para homens”, “Presentes para crianças” ou “Promoção de Natal” para que os seus clientes possam encontrar o que procuram sem problemas.

Boas fotos dos produtos

Se você tem adiado o carregamento de fotos de alta qualidade dos seus produtos, chegou a hora de finalmente fazê-lo. A última coisa que você deseja é desencorajar os clientes de comprarem produtos por causa de imagens medianas ou desfocadas. O ser humano é uma criatura sensível em termos de aparência e, por isso, as imagens com um bom aspecto demonstram um melhor impacto. Portanto, invista seu tempo e recursos na promoção profissional de produtos.

A importância de uma boa velocidade do carregamento do site já foi mencionada, mas como ela tem um impacto grande demais no sucesso de sua loja, precisamos repetir isso mais uma vez – não se esqueça de redimensionar todas as imagens adequadamente para que não diminuam o carregamento das páginas. Por fim, otimize as imagens de acordo com as regras de SEO, por exemplo aplicando as nossas dicas contidas neste blogpost.

Dê descontos

À medida que o Natal se aproxima, todos os compradores têm a expectativa de encontrar ofertas especiais e promoções tanto nas lojas físicas, como nas lojas online. Com o recurso de criar descontos no editor Webnode, você pode oferecer aos clientes todo o tipo de atração, desde frete grátis, códigos promocionais até descontos percentuais ou baseados em valores concretos. Se você quiser saber mais sobre como configurá-los na sua loja, consulte o nosso guia simples sobre descontos e códigos promocionais.

Crie uma seção de perguntas frequentes

Antes de se comprometer a comprar alguma coisa, a maioria dos visitantes de uma loja online deseja ter conhecimento completo sobre os preços, opções de pagamento e de entrega da mercadoria antes do Natal. Os visitantes também vão querer conhecer a sua política de devolução. Por isso é bom tornar essa parte do processo de compra o mais fácil possível, tanto para os visitantes, como para você mesmo! Crie uma página especial do tipo FAQ, que contenha respostas diretas às perguntas mais comuns que os seus clientes costumam ou possam ter. Esta medida ajudará a acelerar o processo de compra e economizará bastante tempo nessa época corrida.

Ofereça atendimento ao cliente

Mesmo tendo criado uma página maravilhosa de perguntas frequentes, as pessoas poderão continuar tendo perguntas adicionais e enfrentar problemas que você precisará resolver o mais rapidamente possível. Verifique se os seus detalhes de contato estão claramente visíveis e você têm capacidades suficientes para fornecer suporte. Se puder, adicione uma opção de bate-papo ao vivo para responder às perguntas mais urgentes.

Tenha site compatível com dispositivos móveis

Se você criou seu comércio online com o editor Webnode 2.0, pode respirar com alívio porque o site pode ser editado através dos dispositivos móveis. Todos os novos templates das lojas são responsíveis o que faz com que ajustem o seu layout automaticamente a qualquer dispositivo. Se ainda não experimentou, faça-o agora para ter certeza que a sua loja funcione perfeitamente em smartphones ou tablets e para ter uma noção sobre todos os passos que o seu cliente deve fazer para concluir uma compra.

Promova seus produtos

Tendo o site pronto, está na hora de trabalhar na sua divulgação. Você tem várias opções.

Campanhas de e-mail – Se você já possui uma boa base de clientes e um consentimento deles com o envio de newsletters, crie campanhas de e-mail. Sugerimos que lhes ofereça suas próprias idéias para presentes personalizados ou então descontos ou frete grátis para trazê-los novamente à sua loja. Se você nunca tentou enviar e-mails de marketing antes, experimente E-goi que foi projetado para sites sofisticados e possui ferramentas bem intuitivas.

Publicidade paga – As campanhas de PPC (pay-per-click) do Google ou Facebook são a forma mais comum de publicidade paga. Você pode investir também em comerciais de vídeo no YouTube ou exibir os seus anúncios no Instagram. Teste as opções para ver qual funciona melhor para o seu negócio, mas lembre-se que se tiver concorrentes fortes para combater na sua área, essa estratégia poderá tornar-se bastante cara.

Blogposts – Se você tem um blog no site da loja, nada mais natural do que escrever artigos temáticos sobre o Natal. A maioria das pessoas apreciará dicas inspiradoras, tanto sobre os presentes, como decorações e afins.

Redes sociais – Essa dica pode ser até óbvia, mas é preciso enfatizar que a mídia social é o espaço certo para compartilhar todos os posts sobre o Natal e Festas do fim do Ano, como também para promover seus produtos. É uma boa maneira para ter certeza que os seus clientes saibam sobre a existência da sua loja. Se você tiver tempo, prepare umas postagens com antecedência ou, pelo menos, planeje o que gostaria de compartilhar.

E esse foi o nosso último conselho. Preparar a sua loja para a temporada natalina parece ser muito trabalhoso, no entanto, se começar a seguir os passos da nossa lista desde já, poderá evitar o stress de última hora.

 

Gostaria de adicionar alguma dica sua? Como você prepara sua loja online para a temporada de Natal? Deixe-nos saber nos comentários abaixo.