5 Erros mais Graves em Sites de Empresas

Erros graves em sites

Um ditado bem conhecido no mundo online diz: “Quem não está na Internet, não existe.” Empresas, em geral, estão conscientes disso e a maioria possui seu próprio website. No entanto, há muitas delas que, sem querer, sabotam seus próprios sites. O ponto mais fraco, geralmente, é já a página inicial. Porém, os problemas não param por aí.

1. Comece com a pergunta PORQUÊ?

O problema mais básico é que a página inicial, não explica claramente o porque do site ter sido criado e o que tem de oferecer para os visitante. Em um site, encontramos o seguinte exemplo:

“Seja bem-vindo à nossa loja online xxx. Nossa empresa é o importador exclusivo de vários produtos excelentes que não são apresentadas no mercado local. Então esperamos que você goste da nossa oferta.”

E o texto continuava no mesmo tom. Tivemos que pesquisar por todo o site para descobrir o que eram estes produtos tão excelentes que poderíamos comprar na loja.

Simplifique a vida de seus clientes e ofereça o que for o mais importante já na página inicial. O que você gostaria que eles fizessem no seu site? Na seguinte tabela você vai encontrar exemplos de áreas de atuação diferentes e o conteúdo ideal para sua página inicial.

 Tipo do site  Objetivo  Conteúdo da página inicial
 Loja online  Vender  Produtos mais vendidos, banner com a imagem do   produto direcionado para uma categoria interessante
 Blog  Máximo de   leitores  Top artigos, cadastro para receber newsletter
 Site   empresarial,   por ex. hotel  Máximo   de reservas  Fotos convidativas, possibilidade de fazer uma   reserva online

2. Notícia velha?

Outro problema que atormenta muitos sites, é a seção de notícias desatualizada. Selecionamos 200 websites criados no Webnode aleatoriamente, para verificarmos como eles usam a seção de notícias. Apenas 38% deles tinham esta seção regularmente atualizada. O resto ou não informava nada sobre notícias, ou esta seção estava desatualizada.

Ignorar justamente esta parte do site é realmente uma má escolha, que necessariamente dá ao seu site a impressão de falta de profissionalismo. Isso é apenas um pequeno passo para que comecem a duvidar da atualidade da sua oferta e de qualquer informação no site. E para piorar as coisas, otimizar um website sem notícias para os motores de busca, é muito mais difícil. Você também tem um escopo mais restrito para o jogo com palavras-chave.

3. Como se fosse um cartão de visita sem o contato

Imagine que você recebe um cartão de visita, onde não há qualquer endereço, e-mail e número de telefone. Muito provavelmente você vai achar que se trata de uma piada de mau gosto. O mesmo acontece com websites. O endereço, telefone, e-mail (ou formulário de contato) são essenciais. Infelizmente, algumas empresas ainda têm medo de publicar o contato no seu site e muitas outras têm informações de contato desatualizadas. Isso levanta suspeita sobre a empresa que, deste modo, vai perder clientes em potencial que estão interessados em seus produtos.

4. Eros gramático podem açustá

O maior pesadelo para os visitantes são erros gramaticais. Algumas pessoas são muito sensíveis a esses erros e isso pode desencorajá-las a permanecer no seu site.

Evitar esses erros não é tão difícil. Basta preparar o texto no Word, onde as palavras com erros de ortografia são automaticamente sublinhadas. Você também pode pedir a alguém para ajudar com a correção. É mais fácil para alguém com uma visão “de fora” notar abusos cometidos no texto.

5. Ausência da página de testemunhos

Outro pecado muito comum de administradores de websites é o descuido da seção “Testemunhos”. Estudos mostram que os consumidores têm dificuldade de se orientar em uma grande quantidade de informações, então, eles filtram informações à base de confiança. Por isso, cada empresa enfrenta uma tarefa muito difícil: cativar a confiança do cliente. Nessa situação, o que pode ajudar, não é apenas um site, mas especialmente a seção com referências.

Agora é a sua vez. Observe se está cometendo estes erros em seu site, corrija-os e veja os resultados refletirem no lucro da sua empresa.