SEO – Como colocar site nos buscadores

Como colocar site nos buscadores

Os mecanismos de busca, como Google, Bing ou Yandex, usam os robôs de indexação para navegar pelos sites aleatoriamente e gravar seu conteúdo. Esse processo ocorre automaticamente, portanto, a menos que você proíba aos mecanismos de pesquisa de indexarem seu site, eles o encontrarão. No entanto, pode demorar um pouco.

Com cerca de 380 novos sites criados a cada minuto, o número estimado de sites criados diariamente é enorme e o processo de indexação de todos eles leva meses. Também não há garantia de que os robôs encontrarão todas as páginas.

No entanto, não é preciso ficar desesperado – há formas de informar os buscadores que o seu site existe e há até soluções simples para enviar seu site diretamente ao índice deles.

A maneira mais eficiente de informar o Google sobre a existência do seu site é seguir as instruções recomendadas por ele mesmo. Lá, irá encontrar passo a passo de como conectar seu site com Google Search Console. Pode fazer o mesmo também com o Bing que tem a própria ferramenta de Webmaster, ou com outros mecanismos de pesquisa.

O que fazer no Search Console

Você pode configurar tudo em 4 passos simples:

  1. Cadastre-se no Search Console para criar a propriedade do seu site.
  2. Acesse o editor do seu site Webnode e adicione o código HTML gerado a partir do Search Console ao cabeçalho da página inicial do seu site.
  3. Verifique a conexão na sua conta do Search Console.
  4. Adicione o mapa do seu site ao Search Console para facilitar a indexação das páginas no futuro.

No nosso Guia online, você pode encontrar um tutorial detalhado que irá guiá-lo durante o processo. Search Console oferece uma série de recursos úteis que vale a pena explorar:

Ajuda seu site a ser Google-friendly

Você pode identificar páginas com erros que precisam ser corrigidas ou que, por algum motivo, não podem ser rastreadas pelos robôs do Google.

Você pode solicitar ao Google que inspecione um URL específico para ver se ele já foi indexado, rastreado ou se a página é compatível com dispositivos móveis. Use a ferramenta de inspeção de URL sempre que criar uma nova página para garantir que ela seja notada, mas não antes de ter certeza de que ela contém um ótimo conteúdo. Você não deseja que o Google forme uma opinião ruim sobre a nova página.

Se Google suspeitar que o seu site possa ser nocivo de alguma forma (malware, tentativas de phishing, site invadido por hackers), você irá receber uma notificação diretamente no Search Console.

Se já começou a trabalhar no link building do seu site depois de ler o nosso artigo sobre a importância dos links em seu site, o Search Console irá informar-lhe para quais páginas aponta o maior número de seus links internos. Para acompanhar os links externos, você pode analisar uma lista de links que levam ao seu site e conferir os detalhes sobre a sua proveniência.

Revela muito sobre o desempenho do site

Aparência das estatísticas de desempenho de um site no Search Console
Utilize Search Console para analisar o desempenho do seu site Webnode

Esse é definitivamente um dos melhores recursos do Search Console. Você pode consultar para quais palavras-chave seu site é exibido nos resultados de pesquisa, número de impressões, cliques ou posição média das páginas nesses resultados. Você pode melhorar o desempenho do seu site significativamente se for agir baseando-se neles.

Atualmente, Search Console está também testando os relatórios sobre a velocidade de carregamento das suas páginas. Combine essas estatísticas com PageSpeed Insights do Google e você não precisará preocupar-se mais com desistência dos visitantes devido ao tempo de resposta do site.

Catálogos online

Além dos buscadores, há uma gama diversificada de catálogos comerciais onde as pessoas procuram contatos para empresas ou sites com conteúdo semelhante por meio de categorias, assim chamados diretórios de sites. Como alguns deles são endossados ou mesmo criados pelos mecanismos de busca, o cadastro pode trazer-lhe uma boa quantidade de novos visitantes.

Mencionemos pelo menos os dois maiores: Google Meu Negócio e Bing Places for Business

Há também centenas de catálogos menores e locais. Se você deseja registrar-se, verifique se são de boa qualidade. Caso contrário, só irá prejudicar seu negócio.

O que não deve esquecer

Seja proativo e informe os mecanismos de pesquisa sobre as páginas novas ou atualizadas para garantir que sejam indexadas todas as alterações. Se, ao mesmo tempo, você for verificar os dados coletados no Google Search Console regularmente, estará no caminho certo para ter um site de sucesso.

  1. Noções básicas
  2. Por onde começar – conteúdo, público-alvo, concorrentes e domínio
  3. Configurando site Webnode – título, descrição e palavras-chave
  4. Links no seu site
  5. Como colocar site nos buscadores
  6. Redes sociais e outros meios de divulgação de sites
  7. Análise de dados
  8. O que é indexação mobile-first

Você já submeteu seu site para os mecanismos de pesquisa? Search Console ajudou-lhe a aprimorar seu site? Deixe-nos saber em comentários abaixo.