SEO – Redes sociais e outros meios de divulgação de sites

SEO e as redes sociais

Seu site está repleto de conteúdo de qualidade criado especificamente para o seu público-alvo. Os buscadores sabem que ele existe e o mostram nos resultados de pesquisa. Você também o registrou em catálogos online. E agora?

Sua jornada SEO ainda não acabou. Agora chega o momento em que você deve promover seu site e aumentar seu número de visitantes. Você pode contar apenas com propagandas pagas ou combinar esses esforços com as redes sociais. Embora estar ativo em redes sociais não influencie diretamente a posição do seu site nos resultados de pesquisa, isso ajuda você a alcançar mais pessoas, ganhar mais visibilidade e obter mais backlinks. Em troca, seu site pode ter uma classificação mais alta.

Redes sociais mais usadas

As redes sociais mais populares no momento são Facebook, Twitter, LinkedIn, Instagram, YouTube e Pinterest.

Todas elas conectam pessoas e criam comunidades unidas por interesses e opiniões semelhantes. A maioria de nós pertence a pelo menos uma dessas comunidades e com certeza parte de seu público-alvo também.

Cada uma delas serve a um propósito diferente e, portanto, precisa de um tipo diferente de conteúdo. Você não publicaria uma foto do seu gato na sua conta comercial do LinkedIn, por mais fofa que seja, certo? Escolha apenas as redes sociais onde faz sentido para você estar ativo. Sua empresa não precisa estar em todo lugar.

De fato, algumas empresas não precisam estar nas redes sociais. Talvez seu público-alvo não as use. Talvez você seja um negócio B2B que depende de outras formas de comunicação para atrair clientes em potencial. Você também pode manter uma conta social apenas para fornecer atendimento adicional ao cliente e não compartilhar uma única postagem. Considere se seu público está usando as redes sociais, quais exatamente e se você pode dedicar tempo e esforço suficientes para criar regularmente um bom conteúdo.

O que compartilhar nas redes sociais

Ter uma visão clara da sua marca ajuda muito. Quais são os principais valores da sua empresa, com o que você se importa e qual é o seu estilo de comunicação? Seja autêntico e mantenha todas as suas contas em sintonia. Em vez de postar fotos altamente estilizadas de site de bancos de fotos, compartilhe fotos dos bastidores do que está acontecendo dentro da sua empresa. Compartilhe o conteúdo de outros usuários se você acha que seu público gostaria de vê-lo. Se você tem um blog, também possui uma fonte constante de novos conteúdos sociais, pois todos os seus artigos devem aparecer nas redes sociais para aumentar seu alcance.

Se você seguiu os conselhos do nosso artigo sobre por onde começar com SEO, certamente passou horas pesquisando sobre seu público-alvo. Agora você pode usar todos esses dados para preparar seu conteúdo social. O que as pessoas gostariam de ver em suas redes sociais?

Infelizmente, mesmo que seu público esteja ativo nas redes sociais, ele costuma usá-las para checar suas famílias e amigos, compartilhar seus interesses com pessoas afins ou encontrar soluções para alguns problemas. Ele geralmente tem pouco interesse em ver o que as empresas estão fazendo, a menos que se enquadre em um destes critérios:

  • É benéfico para ele ou ajuda a resolver seus problemas
  • O faz rir ou desencadeia emoções positivas
  • Lhe permite expressar sua opinião sobre um tópico com o qual se preocupam profundamente
  • Pode ajudar uma boa causa sem muito esforço

Sempre que você criar um novo post, pense em seu público e que reação você pode esperar dele.

Comunicação ativa

Temos más notícias para todos os tímidos e introvertidos, poucas pessoas encontrarão seu site ou perfil social por conta própria. Eventualmente, você terá que deixar a segurança da sua conta, procurar novos amigos e clientes e iniciar conversas com estranhos. Você pode facilitar participando de grupos relevantes do Facebook e interagindo com outros membros. Pesquise hashtags relacionadas, siga e interaja com pessoas do mesmo nicho e participe de discussões. Construa relacionamentos.

As redes sociais e o seu site

Por fim, não se esqueça de vincular todas as suas contas sociais ao seu site. Siga as etapas do nosso tutorial, se você quiser adicionar um link a um ícone na sua página de contato. Também mostramos como incorporar um widget especializado ou até um conjunto completo de botões de redes sociais, que permitem aos visitantes compartilhar diretamente o conteúdo do seu site:

 

Outras formas de promoção de sites

Como você já começou a trabalhar na promoção do seu site, considere também incorporar essas duas ideias adicionais ao seu plano.

Comentários publicados em sites populares e redes sociais – mesmo que, por conta própria, os outros proprietários de sites e influenciadores ainda não estejam enfileirados para cobrir sua empresa de elogios, ativamente, peça que eles publiquem uma revisão honesta de seus serviços ou produtos. Eles geralmente fazem isso em troca de um favor semelhante, dinheiro ou até mesmo o próprio produto que analisaram.

Newsletters – adicione um simples formulário de inscrição ao seu site para que os visitantes possam se inscrever em seu boletim informativo. Depois de ter a aprovação deles, você pode enviar notícias e atualizações de marketing regularmente, lembrando-os sobre seus negócios de forma efetiva.

Em resumo, gerenciar redes sociais, abordar novas pessoas e cuidar de todas as formas de promoção exige muito trabalho adicional, mas os benefícios para o seu negócio podem valer o esforço extra.

  1. Noções básicas
  2. Por onde começar – conteúdo, público-alvo, concorrentes e domínio
  3. Configurando site Webnode – título, descrição e palavras-chave
  4. Links no seu site
  5. Como colocar site nos buscadores
  6. Redes sociais e outros meios de divulgação do site
  7. Análise de dados
  8. O que é indexação mobile-first

O que você pensa sobre as redes sociais? Você está usando-as para promover seu site? Deixe-nos saber nos comentários abaixo.