Home Office: dicas para ser produtivo no trabalho remoto

Você trabalha de casa?

Nos dias de hoje, muitos funcionários precisam ficar em casa, mas precisam continuar trabalhando como se ainda estivessem no escritório. No início, trabalhar em casa pode parecer uma ótima ideia. No entanto, em alguns dias você poderá notar uma queda repentina na sua produtividade e perceber que está perdendo o ambiente estimulante do escritório. Isso pode ser evitado? Sim! Mostraremos a você como pode gerenciar melhor o trabalho remoto.

Organize seu home office

Um dia você acorda às seis e no outro às nove. Você começa o seu dia assistindo um pouco de TV de pijama e começa a trabalhar só por volta das dez ou simplesmente quando sente vontade. Às vezes não se sente motivado o suficiente nem para começar, então para compensar o tempo perdido, você continua trabalhando até depois da meia-noite. Isso soa familiar? Este é um caminho perigoso, e você pode ter certeza de que não terminará nem metade do trabalho que normalmente faria durante o dia de trabalho padrão.
Working from your bed might not be the best idea.

Trabalhando em casa? Sim. Da cama? É melhor não…

Dicas da Nathy – gerente de mídia social da Webnode:

Meu marido precisa ir ao escritório várias vezes por semana. Durante esses dias, tentamos organizar nosso tempo assim: trabalho das 6 às 9 da manhã e meu marido sai para o trabalho. Então eu fico cuidando das nossas filhas (2 e 4) entre 9h e 14h e tento mantê-las o mais ativas possível para cansá-las. Por volta das 14h, quando finalmente estão se acalmando, volto ao trabalho e continuo até à 19h. Meu marido chega em casa por volta das 17h30 e cuida das meninas até eu terminar minhas tarefas. Sempre que ele pode ficar em casa, tento convencê-lo a tomar conta das crianças durante o dia todo 😊. Somos uma equipe, certo? A verdade é que eu realmente não poderia lidar com essa situação sem ele.

Em várias equipes da Webnode, temos uma reunião online diariamente às 9h, onde compartilhamos em que estamos trabalhando e se precisamos de algo um do outro. Outras empresas têm reuniões virtuais semelhantes, duas ou até várias vezes por dia.

Mantenha o nível certo de desconforto

Seu cérebro gosta quando um local de trabalho se parece com um local de trabalho. Seja seu trabalho remoto em período integral ou apenas uma solução temporária, ter uma mesa, teclado e computador estão associados ao trabalho muito mais do que uma cama confortável e um notebook sobre as pernas. Sendo assim, manter o nível certo de desconforto não significa que você colocará um alfinete na cadeira para sentar, mas estará sentado na cadeira em vez de descansado no sofá. Além disso, mantenha-se ativo. Mova seu corpo regularmente para aumentar a frequência cardíaca, trazer mais oxigênio ao cérebro e manter a forma.

Dicas da Zuzana – gerente de RH da Webnode:

Eu me exercito diariamente. Principalmente porque eu gosto, e isso também limpa minha mente incrivelmente. Além de poder colocar uma boa música, já estou acostumada a essa rotina.

Use as ferramentas certas

Mesmo estando em casa, você deve manter contato com seus colegas, não só via e-mail ou telefone. Bem ao seu alcance, há muitas outras ferramentas criativas.

Use G-suite do Google para criar e atualizar documentos. Texto, tabelas, e-mail, calendário, tudo está online e disponível gratuitamente. Você também pode usar o espaço de armazenamento no Google Drive. Esses recursos são acessíveis através de qualquer computador, basta você se inscrever online.

Set up a proper workplace at home

O home office ideal talvez tenha essa aparência

E se você quiser acompanhar o andamento de seus projetos ou até supervisionar todos os processos? Neste caso, você precisará de uma boa ferramenta de gerenciamento de projetos. As ferramentas mais populares disponíveis no mercado são Trello, Jira, Asana e BaseCamp. Suas versões básicas geralmente estão disponíveis gratuitamente, enquanto as versões completas precisam ser pagas.

Mais algumas dicas da Webnode

Para interagir com seus colegas e resolver rapidamente quaisquer problemas, tente o Zoom para videoconferências e seminários online. A Microsoft e o Google oferecem suas próprias ferramentas de comunicação, chamadas Teams ou Hangouts Meet, que você pode usar para bate-papos e chamadas em conferência.

Neste momento, o Google e a Microsoft oferecem todas as funções e recursos premium de graça. Se você quiser experimentá-los, agora é a melhor hora.

Aqui na Webnode usamos Skype e Slack para bate-papo rápido. No entanto, se você deseja manter-se informado, mesmo em seu smartphone, Whatsapp ou Viber são ótimas soluções.

Você também está trabalhando em casa? Compartilhe suas experiências e dicas nos comentários abaixo. Vamos inspirar uns aos outros.