Como criar uma página de erro 404 personalizada

23/05/2020
Erro 404

Você já deve ter ido parar em uma página de erro 404 pelo menos uma vez enquanto navegava na Internet. Ela aparece sempre que uma parte de um site não existe por motivos diferentes, e você deve voltar à página anterior ou ir para uma nova página. Mesmo sendo uma mensagem de erro, que tal transformar esta página em um espaço em que surpreenda seus visitantes. E quem sabe, seja esse espaço que eventualmente os transforme em seus clientes.

Depois de acessar a sua conta na Webnode, você pode facilmente abrir esta página de erro adicionando /page-not-found-404/ ao final da sua URL. Em seguida, você pode modificar a página da maneira que desejar, exatamente como todas as outras páginas do seu site. Instruções mais detalhadas podem ser encontradas em nossa FAQ e também neste pequeno vídeo:

https://www.youtube.com/watch?v=9mdesHm-eZY;;feature=emb_logo

E este é o básico.

Se você é uma alma criativa, aprimore sua página de erro. Fotos, vídeos ou um link que leva ao produto mais vendido a tornarão mais atraente.

Apenas lembre-se de que é necessário que haja claramente visível um link direto para uma parte funcional do seu site. Se desejar, adicione mais de um link, mas seus visitantes devem identificá-los imediatamente.

Outra regra afirma que a página de erro 404 deve corresponder ao design do restante do site. Se você estiver vendendo peças de carro, poderá usar uma foto de um carro da moda e um link para sua página inicial. Precisa de inspiração? Mostraremos como outras empresas mais ou menos conhecidas fizeram com suas páginas de erro. Essas dez imagens definitivamente contarão mais do que mil palavras.

10 exemplos de páginas de erro criativas

Esta loja de móveis usou seus próprios produtos para criar a mensagem de erro. O número 404 pode ser criado com todos os tipos de objetos, de roupas a frutas. Ao mesmo tempo, um botão destacado levará os visitantes perdidos a uma parte importante do site.

Forest used in an error page

Onde as pessoas se perdem com mais frequência? Na natureza. É por isso que a floresta é um tema comum para páginas de erro, e você também pode usá-lo. Além disso, observe a sugestão do que fazer a seguir.

404 error page that is a great match with the seller's products

Como diz a legenda, às vezes se perder não é tão ruim. Aqui você pode ver uma combinação perfeita entre a página de erro e o que o vendedor oferece. Você pode sentir a liberdade. E quando você decide que está perdido há tempo suficiente, a barra de navegação na parte superior da página o ajudará a se encontrar.

O que mais você esperaria encontrar na página de erro do Lego se não o personagem principal de seu próprio filme? Além do botão que incentiva você a comprar algo, há também uma mensagem que garante que tudo AINDA É INCRÍVEL.

Nice example of the 9gag error message

A página de erro do 9GAG tem apenas um objetivo fazer o visitante baixar o aplicativo. Simples, direto e com um GIF engraçado em segundo plano, pelo qual este servidor é famoso.

404 error page with Lionel Ritchie

Use cultura pop e memes como esta página usou Lionel Ritchie e um texto de sua música mais famosa. Não se esqueça de adicionar botões de navegação engraçados para que seus visitantes se divirtam, mas também possam voltar para a parte funcional do seu site.

Great example of an error message from a movie database Imdb

O banco de dados internacional de filmes com certeza terá uma página de erro criada a partir de filmes. Sendo assim, a palavra “página” foi adicionada às citações mais famosas de vários filmes como Big Lebowski, Star Wars e Matrix todos eles estão aqui. Obviamente, também existem links para levá-lo à página com o filme citado ou a página inicial.

Error page with a broken pencil

Você não precisa ser engraçado a todo custo, mas deve sempre ser compreensível. Mesmo se você não falar o mesmo idioma do seu visitante. Um lápis quebrado simboliza claramente que algo deu errado e o número 404 grande, com um botão que leva à página inicial, ajuda a transmitir a mensagem também

Example of a 404 error page from Amazon

A beleza realmente está na simplicidade. Se você se perder pelo site do magnata do comércio eletrônico, Amazon, eles simplesmente mostram um dos muitos cães da empresa. É a melhor empresa para cães e eles conseguem mostrar esse benefício perfeitamente.

Example of a great error page from Ebay

Grandes jogadores sabem o que funciona para seus clientes. É por isso que você pode ver um bebê fofo enroscado em sua própria jaqueta na página de erro do eBay. No entanto, mais importante do que essa dose de fofura é a lista de produtos populares e uma rota direta para a página inicial.

Seu site tem uma página 404 antiquada ou você a melhorou um pouco? Gostaríamos de ver o que você criou. Você está planejando desenvolver SEO em seu site? Experimente o guia passo a passo.