Por que o nome da página, o título e o URL são importantes

29/07/2020

Um SEO bem-sucedido exige um bom uso do nome das páginas do site, endereço URL e título das abas. Como você pode editar esses elementos na Webnode e o que evitar? Mostraremos como usá-los para que seu site obtenha melhores resultados.

As regras para otimizar nomes de páginas, endereços e títulos são semelhantes às da criação de conteúdo do site. Faça com que pareçam naturais, mas também use palavras-chave apropriadas e relevantes. Os mecanismos de pesquisa irão favorecer o seu site e os visitantes também o apreciarão.

Você pode editar cada elemento em “Páginas”, localizado na barra superior do editor. Basta clicar no nome da página que você quiser alterar e encontrar o restante na seção “Configurações SEO da Página“.

Titulo da aba, URL da página no editor Webnode

Nome da página

A principal tarefa desse pequeno texto exibido no menu, é ajudar o visitante a navegar pelo seu site. Um bom nome de página deve ser curto e corresponder ao conteúdo. Nomes de páginas longos não são apenas confusos, mas também prejudicam o design do seu site.

Endereço URL

O URL final ou o endereço da página é basicamente o mesmo que o nome da página, porque é gerado automaticamente a partir dele sempre que você cria uma nova página. Mas é possível atualizá-lo ou simplificá-lo. Lembre-se de que, se você alterar o endereço, a página não aparecerá mais no URL original e os visitantes que ainda usarem este URL “velho”, receberão uma página de erro 404. Para evitar uma queda no número de visitas, é melhor atualizar os links existentes ou ajustá-los antes de divulgar seu site. Uma situação semelhante também se aplica aos mecanismos de pesquisa. Eles levam algum tempo para substituir o URL antigo pelo novo endereço, por isso você pode encontrar alguns erros na sua conta do Google Search Console. Para acelerar este processo, solicite a indexação do novo endereço por meio da ferramenta Inspeção de URL no Search Console. No entanto, no geral, não recomendamos fazer essas alterações quando se trata das páginas mais visitadas.

Título da página

O texto que você escreverá aqui será exibido em vários lugares. Você o encontrará na aba do navegador junto com o favicon e será exibido sempre que alguém compartilhar um link do seu site nas mídias sociais. Mas o mais importante, os mecanismos de pesquisa mostram o título em seus resultados de pesquisa. A maioria de nós, lê o sumário antes de decidir comprar um livro, e da mesma forma, as pessoas examinam os títulos e descrições nos resultados da pesquisa antes de optar por visitar seu site. Mantenha o título curto o suficiente para caber no espaço limitado, mas longo o suficiente para dar aos visitantes uma ideia clara do que podem encontrar no seu site. Você pode incluir uma breve descrição da página e um slogan cativante, por exemplo: Construtor de sites gratuito – crie seu site facilmente!

Certifique-se de preencher todos esses elementos para cada página do seu site. Se você esquecer, os mecanismos de pesquisa usarão apenas o texto que encontrarem na parte superior da página, e o resultado poderá desencorajar os visitantes em potencial a visitarem o seu site.

Quer saber como fazer SEO? Temos um guia detalhado para você.