Prós e contras – qual é a vantagem de anunciar online?

01/09/2020
prós e contras da publicidade online - marketing digital

A publicidade online traz vários benefícios, graças ao crescente tempo que os consumidores passam na Internet. No entanto, os profissionais de marketing online estão enfrentando vários obstáculos. Novas tecnologias, leis e até mesmo mudanças no comportamento do consumidor tornam mais difícil alcançar as pessoas. Atualmente, a publicidade online ainda vale o esforço?

Vantagens do Marketing digital

1. Público-alvo específico

Você pode concentrar seus anúncios em um determinado segmento do mercado online e filtrar seu público-alvo de acordo com a localização, interesses ou idade. Os mecanismos de pesquisa também permitem que você direcione as palavras-chave exatas relacionadas ao seu negócio. Com essas opções de segmentação avançada, você pode facilmente criar campanhas de sucesso e aumentar a conversão de visitantes.

2. Baixo custo

Se compararmos a publicidade online e offline, o custo do marketing online é significativamente menor. Por exemplo, com campanhas PPC, a principal vantagem é que você paga por visitante, portanto, você não gasta dinheiro apenas porque os consumidores viram seu anúncio.

3. Total controle com estatísticas precisas

As campanhas de publicidade online estão sob seu controle absoluto. Você sabe as despesas exatas, portanto, pode definir um orçamento diário e monitorar os gastos gerais. Se você ultrapassar seu limite, poderá verificar o status de palavras-chave e anúncios individuais e ajustá-los. Você também sabe quantas pessoas clicaram em seus anúncios e foram convertidas em novos clientes. Não precisa tentar adivinhar se uma determinada campanha trouxe um aumento na receita, você verá o resultado claramente.

4. Melhor interação com o cliente

As possibilidades são infinitas. Os clientes podem clicar em seu anúncio, solicitar seu produto diretamente ou iniciar uma conversa e buscar informações adicionais. Depois de comprar o produto, eles podem analisá-lo e compartilhá-lo com amigos nas redes sociais, motivando outros clientes a comprar.

5. Grande variedade de formatos

Existe um formato de anúncio para cada empresa. A maioria de nós está familiarizado com banners e anúncios de texto exibidos em mecanismos de pesquisa e em sites. Também estamos acostumados a ver anúncios, precedendo ou interrompendo os vídeos nas redes sociais e no YouTube. E isso não é tudo! Códigos QR, links em texto, marketing de afiliados, hashtags e concursos em redes social, tudo isso pode fazer parte de sua estratégia de marketing online.

Desvantagens do marketing digital

1.Nem todos estão na internet ou gostam de compartilhar seus dados

Seus clientes em potencial podem simplesmente não estar online, ou estar apenas ocasionalmente. Eles também podem usar apenas um mecanismo de pesquisa ou rede social específica e você terá que descobrir qual é. Você também deve seguir as leis relativas à privacidade e coleta de dados do usuário. Se seus usuários não querem que você use seus dados para qualquer finalidade, você deve obedecer!

2. Espaço limitado para anúncios

Sua mensagem publicitária deve ser curta o suficiente para caber no espaço disponível, então você pode precisar ser criativo com a frase de chamada. Você provavelmente também terá que competir com outros proprietários de empresas tentando promover suas próprias marcas. Como existem tantas formas diferentes de publicidade, definitivamente vale a pena combiná-las para aumentar o alcance e ver qual funciona melhor.

3. Redução de cliques em anúncios

A taxa de cliques está diminuindo gradualmente. Enquanto no passado a propaganda online atraía um bom número de usuários a clicar, com o tempo as pessoas se tornaram mais imunes aos encantos do marketing. Grande parte dos internautas até mesmo bloqueia os anúncios por meio de extensões no navegador. Outros simplesmente optam por ignorá-los. Alguns formatos de anúncio não são nem um pouco populares, porque criam uma distração ou impedem que as pessoas alcancem rapidamente o conteúdo desejado. Por exemplo, em vez de prestar atenção ao anúncio num determinado vídeo, as pessoas apenas assistem a contagem regressiva esperando para poder pular o anúncio e continuar com o vídeo.

Resumindo, para garantir que a sua empresa lucrará com a publicidade online, é melhor começar com uma boa pesquisa. Considere as vantagens e desvantagens do marketing digital que mencionamos. Descobrir se o seu público-alvo está online e quais redes sociais ou sites eles frequentam é apenas o começo para ajudá-lo a escolher o formato certo de anúncio. Experimente a publicidade online e veja se funciona para você.

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