Passo a passo de como criar um site para freelancer ou pequenas empresas

como-criar-site-para-pequena-empresa-passo-a-passo

Índice

O que um site pode fazer pela sua empresa?

Na era digital em que vivemos, um site é o cartão de visita da sua empresa. Mesmo para empresas que funcionam apenas offline, sem um site, você perde a oportunidade de “aparecer” quando alguém está procurando online pelo produto ou serviço que você oferece. Seu cliente também pode recomendá-lo a um amigo que então irá encontrá-lo online imediatamente. Se você não tem um site, ou tem um não tão profissional, pode perder esse cliente em potencial.

Apesar disso, um bom número de freelancers e pequenas empresas ainda não possui um site. De acordo com os dados do Eurostat, 3 em cada 10 empresas com mais de 10 empregados não possuem um site. Para microempresas com menos de 10 funcionários, esse número é ainda maior.

Até recentemente, se você queria ter um site para sua empresa, precisava de muito tempo e dinheiro. Você tinha que escolher entre contratar um designer ou gastar tempo em fóruns na Internet aprendendo o que é necessário para fazer um site por conta própria.

Hoje em dia existem construtores de sites que permitem ter um site empresarial de forma rápida e com um mínimo de investimento. Neste guia, mostraremos passo a passo a maneira mais eficiente de criar seu site de negócios com a Webnode.

O que você precisa para ter um site empresarial?

Cada site é composto por 3 elementos. A hospedagem, um nome de domínio e um gerenciador de conteúdo. Além disso, você também pode criar sua própria conta de e-mail.

  • Hospedagem: É o servidor na web onde são colocados os arquivos que constituem o seu site.
  • Nome de domínio: É o link do seu site. Ele permite que os visitantes encontrem facilmente o servidor onde seu site está localizado. (Por exemplo www.minhaempresa.com)
  • Gerenciador de conteúdo: É a ferramenta para você projetar sua página e carregar seu conteúdo.
  • Conta de e-mail profissional: Permite que você tenha seu nome de domínio no endereço de e-mail em vez de ter Gmail ou outros serviços semelhantes. (Por exemplo contato@minhaempresa.com)

Normalmente, cada um desses elementos deve ser contratado separadamente. Uma das razões pelas quais a Webnode simplifica o processo de criação de sites é que ela inclui tudo em um só lugar.

Além disso, você pode ter certeza de que os elementos são compatíveis entre si e nenhum conhecimento prévio é necessário para configurá-los. Como não há nada para instalar, você só precisa de um navegador de Internet para criar e atualizar o site da sua empresa.

Quanto custa um site?

O custo pode variar muito, dependendo das características do site e de como você decide realizá-lo.

Em primeiro lugar, a hospedagem e o domínio são custos fixos que você paga anualmente:

  • Você pode encontrar domínios entre $10 e $15 por ano. Se você deseja um domínio com uma extensão especial (por exemplo, .vip, .guru, .blog), pode ser mais caro.
  • Os preços de hospedagem variam de acordo com as características oferecidas. Para o site de uma pequena empresa, pode custar entre $60 e $90 por ano.

Contratar alguém para criar seu site geralmente é um pagamento único. Para um site pequeno sem uma loja online, os custos geralmente são:

  • Design personalizado: Um design 100% exclusivo pode custar entre $1.500 e $3.000. Dependendo do valor por hora do designer.
  • Design adaptado: Se você não precisa de um design exclusivo, pode comprar um modelo predefinido e pedir a um designer para adaptá-lo ao seu gosto. O custo de design e adaptação pode ser entre $700 e $1.200.
  • Conteúdo (fotos e textos): Dependendo da quantidade de conteúdo, um site pequeno com 5 páginas principais a $60 por hora, pode custar cerca de $500.

Somando todos os custos, contratar alguém para projetar seu site normalmente custa entre $770 e $1.305 para um design adaptado e entre $1.570 a $3.105 para um design exclusivo. Você também deve pensar no conteúdo em si que pode custar cerca de $500.

Se você usar um editor como a Webnode, terá apenas custos fixos. A faixa de preço está entre $70 e $235. O valor mais alto oferece recursos como múltiplos idiomas e registro de usuário.

Em resumo, um site profissional simples com 5 páginas principais custa em média $1.037 com design adaptado e $2.337 se você quiser um design personalizado. Com um editor da web, o custo médio é de $150 por ano. Aproximadamente 86% menos.

Outra opção é você contratar alguém para fazer seu site usando um construtor de sites. Nesse caso, você pode ter o melhor dos dois mundos. Um design profissional criado com Webnode e conteúdo profissional (fotos e imagens) a um custo menor do que contratar alguém para criar seu site do zero.

É possível criar um site totalmente grátis para minha empresa?

Alguns construtores de sites oferecem a possibilidade de criar sites gratuitamente. Você pode usar o editor e publicar seu site sem nenhum custo. Este é o caso da Webnode.

No entanto, como a hospedagem e o nome de domínio geram custos para essas empresas, seu site fica hospedado com limitações de espaço e com um nome de domínio compartilhado. Por exemplo www.yourbusinesswebsite.webnode.com.

Ter um site profissional sem seu próprio domínio passa uma imagem pouco profissional. Pense assim, por que alguém apostaria na sua empresa se nem mesmo você faz isso? Com a Webnode, você pode usar seu próprio nome de domínio a partir de $3,95 por mês.

Ter seu próprio domínio também o ajudará a posicionar seu site nos resultados de pesquisa, e vai evitar a possibilidade de alguém “comprar” o nome da sua empresa antes de você. Para qualquer empresa é um investimento mínimo, mas muito importante.

Passo 1: Expectativas e objetivos

Antes de começar a experimentar todas as ferramentas que existem na internet, dedique alguns minutos para pensar nas seguintes questões, isso irá economizar seu tempo mais adiante.

O que você espera conseguir com seu site?

Qual é o propósito do seu site? Em geral, existem 3 cenários:

  1. Apoiar meu negócio físico com uma presença digital, caso meus clientes estejam me procurando na internet.
  2. Obter novos clientes que procuram produtos ou serviços que ofereço.
  3. Vender produtos ou serviços online.

Se escolher o primeiro ponto, o objetivo principal do seu site será mostrar os dados da sua empresa (horário de funcionamento, localização, dados de contacto, etc…) e talvez uma pequena apresentação dos seus produtos.

Se pretende obter novos clientes, o objetivo do seu site será a divulgação. Você precisa de uma boa apresentação do que faz e dos formulários de contato para poder se comunicar com os clientes em potencial.

Finalmente, para vender online você precisa de um sistema para receber pagamentos e gerenciar pedidos. As páginas de produtos são muito importantes para o objetivo final.

É importante ter as expectativas certas. Mas a boa notícia é que você pode adaptar seu site à medida que suas metas mudam. Você pode começar com um site básico e, em seguida, incorporar um blog ou outras páginas para promover serviços específicos. Você também pode adicionar uma loja para vender seus produtos online.

Passo 2: Planejamento básico

Quanto mais tempo você gasta planejando, mais tempo você economiza mais tarde.

Depois de definir o objetivo principal do seu site, será muito mais fácil saber o que não pode faltar e organizar sua estrutura básica.

Estrutura geral

Pegue papel e lápis e desenhe a estrutura geral do seu site. Não precisa ser muito detalhado.

Para ter uma imagem mais clara, você pode visitar os sites de seus concorrentes e procurar elementos em comum. Você acha que algo poderia ser melhor? Esta é sua oportunidade de fazer isso em seu próprio site.

A estrutura ideal do seu site deve ser mais ou menos assim:

A estrutura segue uma hierarquia clara desde a página inicial até as páginas mais específicas. Algumas páginas do seu site, como por exemplo a página de contato, não precisarão de subpáginas. Siga estas dicas ao planejar a estrutura do seu site:

  • Reduza o número de cliques necessários para chegar até as partes mais importantes do seu site. Como regra geral, deve ser possível alcançar todas as páginas do seu site em menos de 3 cliques.
  • Mantenha o número de páginas principais abaixo de 7. Se você precisar de subcategorias, equilibre o número dentro de cada categoria.

Quanto mais simples, melhor. É mais fácil rolar para baixo do que pesquisar em um menu complicado. Se você se pegar adicionando muitas sub-subcategorias, provavelmente complicou muito as coisas.

Páginas principais

Depois que a estrutura estiver clara, você também pode planejar como colocar o conteúdo nas páginas mais importantes do seu site. Você não precisa ser muito detalhado; títulos, seções de imagem e texto são mais que suficientes.

  • Cada página deve ter apenas um objetivo, todos os elementos da página devem ser orientados para que os visitantes atinjam esse objetivo.
  • Coloque as coisas mais importantes no topo de cada página.

Se você deseja que o visitante faça algo nessa página (preencher um formulário, clicar em um botão, comprar…) inclua uma “call to action” (chamada para ação) no início e no final da página.

Passo 3: Design

Chegou a hora de começar a trabalhar com a ferramenta online.

Visite o portal Webnode e clique em comece agora. Depois de preencher suas credenciais, você verá uma série de modelos predefinidos que podem ser usados para construir seu site. Procure aqueles que são semelhantes às suas próprias cores e desenhos que já possua. Você pode filtrar por categoria e pesquisar modelos feitos para sua área de atuação.

Não se preocupe se não houver um modelo exatamente como você deseja ou se sua categoria de negócios estiver faltando. Todos os elementos de cada modelo podem ser personalizados para obter a estrutura e aparência desejadas.

Uma das vantagens de usar modelos prontos para o site da sua empresa é que eles foram criados por designers profissionais, pelos quais você não precisa pagar. Você pode simplesmente inserir seu conteúdo e confiar no design e na usabilidade do site. Assim, você terá um site totalmente funcional pronto em uma tarde.

Quer personalizar o site para se ajustar à imagem da sua marca? Não tem problema, as dicas a seguir o ajudarão a alcançar um resultado profissional:

  • Menos é mais: um design simples funciona melhor. Limitar o número de elementos na página torna mais fácil concentrar a atenção do visitante onde é mais importante. Principalmente nas páginas em que você deseja que o visitante faça algo (preencher um formulário, entrar na sua “mailing list”, fazer uma compra…)
  • Hierarquia visual: se todos os elementos de uma página tiverem o mesmo peso visual, será difícil chamar a atenção do usuário. Os elementos mais importantes devem ter mais destaque (ser maiores, estar no topo da página, ter mais contraste com o fundo da página, etc…)
  • Cor e tipografia do texto: Tenha cuidado com a tipografia e a cor dos seus textos. Ele deve ser fácil de ler e ter contraste suficiente com o fundo da página 
  • “Above the fold”: esta é a área que aparece na tela sem a necessidade de rolar para baixo. Se você quiser que seus visitantes vejam algo, certifique-se de colocar isto nesta área. A maioria dos visitantes não vai até o final de cada página. Tenha isso em mente ao criar seu site.
  • Recursos visuais: você pode usar pequenas pistas para chamar a atenção para “call to actions” (frases de chamariz), formulários ou botões. Setas ou fotos de pessoas olhando para onde você deseja que seus visitantes olhem funcionam muito bem.

Passo 4: Conteúdo e Multimídia

Depois de escolher um modelo, é hora de adicionar seu conteúdo. Esta é a parte mais importante de cada site, pois atrai visitantes e os faz permanecer em seu site. Grande parte da classificação do seu site também é baseada no seu conteúdo.

Na primeira parte deste artigo, você decidiu qual é o objetivo do seu site. De acordo com sua escolha, você deve agora enfatizar diferentes partes.

  • Se o seu objetivo é passar informações aos seus clientes atuais, o principal será seus dados de contato, uma pequena apresentação de seus produtos/serviços e talvez um formulário de reserva.
  • Se você deseja obter novos clientes, seu conteúdo deve ser focado na divulgação. Explique de forma persuasiva o que você faz e por que é melhor do que seus concorrentes. A apresentação de seus produtos e serviços será a parte mais importante do seu site.
  • Para vender online, você precisa prestar atenção especial às páginas dos produtos. Não se esqueça de passar confiança através de comentários de clientes satisfeitos.

Estilo de escrita

Ler na internet não é o mesmo que ler um livro. As pessoas preferem dar uma olhada rápida no conteúdo e encontrar as partes mais importantes ou interessantes. Isso nos obriga a escrever de forma um pouco diferente.

Tal como acontece com o design, quanto mais simples, melhor. Use palavras e frases curtas. Evite parágrafos muito longos e que podem sobrecarregar o leitor.

Fale diretamente com o leitor, em vez de usar frases impessoais. Destaque ideias importantes usando diferentes formatos de texto, como negrito ou itálico.

Imagens

Como as conexões com a Internet são rápidas, os sites em geral reduziram a quantidade de texto e dependem muito de fotos e vídeos.

Escolha cuidadosamente as imagens para o seu site. Se você puder pagar, use fotos profissionais. Imagens de baixa qualidade prejudicam a impressão de sua empresa.

Como alternativa, você pode procurar imagens de boa qualidade em bancos de imagens. O construtor de sites Webnode inclui uma grande coleção de fotos que você pode usar em seu site gratuitamente. Se você usar imagens de banco de imagens, evite aquelas que são usadas em muitas outras páginas e dão uma falsa impressão.

Uma boa prática é incluir fotos de sua equipe na página de contato. Isso faz com que sua empresa pareça mais acessível e real.

Vídeo

O vídeo é uma ótima maneira de apresentar um produto ou serviço. Assim como as fotos, exige certa qualidade para poder deixar uma boa impressão.

O posicionamento do seu vídeo também é importante. Se for um pequeno vídeo que apresenta a sua empresa ou produto, coloque-o no topo da página. Vídeos mais longos com informações adicionais são melhor posicionados na parte inferior da página.

Você pode colocar um vídeo no plano de fundo de uma página. Isso pode ter um grande impacto se for bem feito. Se você quiser usar um plano de fundo com movimento, escolha um vídeo de boa qualidade que seja adequado para loop (início e fim iguais).

Aspectos legais

Desde maio de 2018, é necessário cumprir o Regulamento Geral de Proteção de Dados. Isso basicamente significa que você precisa pedir permissão aos visitantes para salvar seus dados quando visitarem seu site ou preencherem um formulário.

O Webnode permite que você faça isso colocando uma barra de cookies e um campo de consentimento em seus formulários. Se necessário, você pode implementar outras soluções de terceiros por meio de widgets (pequenos pedaços de código que você pode adicionar ao seu site para ter funções específicas).

Não se esqueça de incluir outros textos legais, como condições de venda e dados da sua empresa. Além de ser um requisito, a mera presença nessas páginas ajuda a transmitir confiança entre seus visitantes.

Entre em contato com seu advogado para obter mais detalhes sobre as informações que você deve incluir nessas páginas jurídicas.

Passo 5: Divulgação

Se sua meta é conseguir novos clientes ou vender online, seu trabalho está apenas começando. Você ainda precisará promover seu site.

Em geral, existem 2 maneiras de promover um site para fazer com que os visitantes se interessem por seus produtos/serviços. PPC (Pay per click) ou SEO (Search engine optimization).

  • PPC: Coloque seu site entre os resultados pagos do Google ou Bing quando os visitantes procurarem seu produto/serviço.
  • SEO: Crie conteúdo sobre os tópicos que seus clientes estão procurando e ofereça seus produtos posteriormente.

Essas duas formas de divulgação não são exclusivas. Enquanto o PPC dá resultados imediatos, o SEO leva tempo. Se você tem um “budget” (verba para investimento), é aconselhável começar com uma campanha PPC enquanto você trabalha no SEO do seu site. Dessa forma, você pode trazer visitantes ao seu site desde o início.

Se você criar uma campanha PPC, use as páginas do seu site focadas no seu objetivo (fazer com que um cliente potencial entre em contato com você ou compre algo). Você também pode criar páginas específicas para sua campanha PPC que não precisam estar disponíveis no menu do seu site.

Para obter tráfego por meio de SEO, você precisa criar conteúdo de qualidade. A melhor maneira é incluir um blog em seu site e escrever regularmente. Com o Webnode, você pode adicionar um blog ao seu site a qualquer momento.

O plano é responder às dúvidas que seus clientes em potencial possam ter para que eles já conheçam o seu negócio antes de realizar uma compra. Por exemplo, uma empresa que vende ferramentas de jardinagem pode criar um blog com dicas sobre como manter jardins ou como escolher um bom cortador de grama. Embora manter um blog exija um certo compromisso, ele é uma fonte de visitas gratuitas que você não pode perder. Saiba mais sobre como otimizar seu site no guia SEO.

Você tem mais perguntas sobre como criar um site profissional? Use a seção de comentários abaixo. Os especialistas em design e marketing da Webnode irão ajudá-lo a resolvê-las.