10 formas para evitar gastar dinheiro ao criar seu site de negócios (2021)

Aprenda economizar com site de negócios em 2021

O seu negócio pode sair prejudicado se não tiver uma presença online, por outro lado, a construção de um site pode consumir tempo e dinheiro. Antes de começar a trabalhar no seu website, confira estas 10 dicas e aprenda como criá-lo de forma eficiente e profissional.

1. Use um construtor de sites ou comece do zero com um CMS de alojamento próprio

Se você optar por criar o website a partir do zero, você precisa conhecer as linguagens de programação ou contratar outra pessoa para desenvolver o website por você. Isto lhe custará tempo e dinheiro, mas dará controle total sobre todo o website e a flexibilidade para projetá-lo da maneira que quiser.

Se optar por um construtor de sites, como a Webnode, poderá escolher entre os modelos predefinidos que podem limitar ligeiramente o seu design; mas poderá ajustar o conteúdo às suas necessidades em apenas alguns cliques. Isto permite que publique rapidamente o seu website e se concentre nas atividades que trazem valor real ao seu negócio. É uma solução perfeita para a maioria das pequenas empresas e empresários que estão apenas começando. O nosso guia online mostra como fazer.

Se ainda não decidiu, leia o nosso artigo que o ajudará a fazer a melhor decisão, comparando todos os prós e contras.

2. Descubra o porquê por detrás do seu negócio e espalhe uma mensagem clara através do seu site

Comece por determinar o propósito do seu website, sendo que o seu conteúdo deve corresponder ao objetivo final. Por exemplo, o objetivo de um site de um restaurante pode ser de aumentar o número de reservas ou pedidos online. Que conteúdo poderia ajudar a alcançar este objetivo? Imagens de comida de criar água na boca, fotos do restaurante, um mapa com instruções de como lá chegar e um simples sistema de reservas e pedidos online podem bem ajudar.

3. Escolha o nome de domínio mais adequado

Agora é também o melhor momento para escolher o domínio para seu website. Irá precisar de um nome que seja fácil de lembrar, curto e adequado à sua marca. Isto pode ser um pouco difícil, por isso escrevemos um artigo com sugestões sobre como escolher o melhor domínio.

4. Pense na estrutura do site para facilitar a sua navegação

Qual é a primeira coisa que lhe vem à cabeça quando lê as palavras “navegação do site”? É o Menu do site, rodapé, links ou outros elementos como cabeçalhos e botões? Sem uma estrutura bem definida para todo o website, os visitantes podem não se comportar da maneira que você deseja. Eles podem ter problemas em encontrar os produtos que você mais gostaria de vender, ignorar o seu formulário de newsletter ou podem nem se sentir encorajados a explorar mais seu site.

Os construtores de sites têm uma estrutura de modelos de sites já pré-formatados, mas ainda assim possível de personalizar. Inspire-se no modelo, mas personalize o conteúdo para se adequar às suas necessidades. Adicione um botão de call to action quando achar necessário, um cabeçalho num local bem estratégico ou atualize o rodapé com informações de contato.

5. Deixe uma primeira impressão inesquecível

Ao escolher um modelo de site, procure um modelo com um esquema de cores que combine com as cores do seu logotipo, que tenha um bom contraste, para que o seu conteúdo seja claramente visível, e lhe permita criar uma boa estrutura. Selecione um modelo que impressione os seus visitantes sempre que estes visitarem o seu website.

Estrutura do site ajudando com a navegação

Quanto a requisitos mais técnicos, ter um design que se adapte a qualquer dispositivo é  simplesmente indispensável. A Webnode pode ajudá-lo com tudo isto. Os nossos modelos para websites estão divididos em categorias para uma selecção mais fácil e todos eles são já responsivos.

6. Tenha atenção às palavras-chave e aprenda sobre SEO

O que é que os potenciais clientes escrevem no buscador quando procuram produtos e serviços? Utilize estas palavras e frases no seu site. Mencione as mesmas em títulos, nomes de páginas, nomes de imagens e texto, simplesmente em qualquer lugar que lhe pareça natural. Ajudará a conduzir mais tráfego e de melhor qualidade. Basta manter o número de palavras-chave em cada página moderado, pois demasiadas palavras pode parecer suspeito.

Elementos importantes para SEO de sites

No construtor de sites da Webnode, existe uma seção nas configurações de cada página especialmente dedicada à otimização (SEO). Nestas páginas, você pode preencher as descrições e títulos ou simplificar os endereços URL. É uma boa ideia personalizar todos estes elementos em cada página de forma a tornar o seu site mais atrativo nos resultados da pesquisa. Se está apenas começando com SEO, aprofunde o seu conhecimento com a nossa série SEO para principiantes.

7. Conecte o site às redes sociais

Acompanhe os seus clientes em todos os lugares. Através das redes sociais, poderá se comunicar com eles de forma mais rápida e melhor. As contas nas redes sociais também irão ajudar a melhorar a sua presença online e irão tornar a promoção e o direcionamento das palavras-chave utilizadas muito mais fácil.

8. Lance o seu website em força

Por outras palavras, promova seu novo website. Quando estiver satisfeito com todo o conteúdo e SEO, pressione o botão publicar e espalhe a palavra sobre a sua criação. Existem muitas estratégias pelas quais pode optar – informar os atuais clientes e parceiros comerciais através de uma campanha de e-mail, pagar por um anúncio, oferecer um código promocional ou organizar um giveaway nas redes sociais.

9. Mantenha o site atualizado

Ter conteúdo desatualizado no seu website pode fazer parecer que está fechado para negócio. Planeje uma manutenção regular do conteúdo e concentre as atividades da seguinte forma: 

  • Semanal: Publique novos conteúdos no seu blog e redes sociais e atualize os preços de produtos e serviços.
  • Mensal: Planeje promoções e crie ofertas especiais para aumentar as suas vendas.
  • Trimestral: Reveja e atualize os seus detalhes de contato e a página “Sobre nós”.

10. Observe o desempenho do seu site

Compreender o seu público-alvo pode ser o caminho para manter seu negócio a crescer. A análise de estatísticas revela não só o número total de visitantes, mas também as páginas mais visitadas e a origem dos visitantes. Use ferramentas como o Google Analytics e o Search Console para recolher dados detalhados ou confira as estatísticas da Webnode para uma visão geral mais rápida. Pode também adicionar um formulário de feedback ao website para receber as sugestões diretamente dos seus visitantes.

Agora que sabe o que fazer, não perca mais tempo e dinheiro, e crie o seu site com a Webnode.