Como registrar um nome de domínio e obter hospedagem de site

Site Webnode com domínio próprio

Índice

A criação de um site transformou-se num processo divertido que qualquer pessoa, independentemente de seu nível de conhecimento, pode realizar no conforto da sua casa. Tudo o que você precisa é de um computador, ligação à internet, alguns minutos do seu tempo e poderá tornar-se o proprietário de um site. Existe apenas um aspecto técnico na construção de websites que ainda permanece confuso para muitos criadores de sites – nomes de domínio e hospedagem do site.

Vamos descobrir mais sobre como obter domínios e hospedagem gratuita, e se isso é realmente uma boa ideia.

O que é um nome de domínio

O que realmente significa um domínio? Um nome de domínio, como webnode.com.br, é um endereço de internet ou seja um nome único escolhido especificamente para o seu website de forma a ajudar os usuários a encontrá-lo online. Da mesma forma que você daria aos seus amigos o endereço da sua casa para que estes lhe fizessem uma visita, você pode dar o nome do seu domínio para que estes visitem o seu site.

O que realmente acontece quando alguém digita o nome do domínio no seu navegador? O navegador inicia o processo de abertura do seu website enviando uma solicitação para o DNS (Sistema de Nomes de Domínio) onde os nomes de domínio são traduzidos em endereços IP.

Os endereços IP que os computadores usam para comunicarem entre si consiste numa sequência de números, como 193.86.73.180. Os números são ótimos para computadores, mas muito mais difíceis para as pessoas trabalharem com eles. Por isso, as pessoas inventaram substitutos mais simples, compostos por palavras – nomes de domínio.

Graças ao endereço IP, o seu pedido é encaminhado para um servidor específico onde o seu site está hospedado. Este servidor envia depois todos os arquivos que compõem o seu site de volta para o navegador e o seu site é apresentado.

Sistema de nomes de domínio

Como funciona o sistema de nomes de domínio na prática.

Pode parecer complicado, mas tudo isso leva apenas um breve momento e na maioria das vezes acontece de forma tão rápida e suave que você nem faz ideia de que existem tantos passos a acontecer atrás da tela.

Estrutura do nome de domínio

Vamos dar uma olhada na barra de endereço do navegador e analisar a estrutura básica de um URL (Uniform Resource Locator). Em primeiro lugar, um URL não é o mesmo que um nome de domínio. O domínio é apenas uma parte do URL e, combinado com outras informações mais detalhadas, forma o endereço web que direciona o navegador para uma página web específica.

Um exemplo real de um simples endereço web apresentado nos navegadores pode ser:

Partes em quê consiste um domínio

O URL do nosso exemplo consiste em:

HTTP/HTTPS (Protocolo de Transferência de Hipertexto / Seguro)

É uma linguagem utilizada para comunicação ou transferência de dados através da web. O “s” extra no final significa que a ligação com o site visitado está “criptografada com segurança” com certificado SSL (Secure Sockets Layer) – um protocolo que permite que os navegadores e servidores encriptem, desencriptem e autentiquem os dados enviados pela internet. Por isso, pode confiar que os dados que você compartilha com um site como este nunca chegarão a mãos erradas.

A maioria dos navegadores usados hoje em dia não mostra o protocolo na barra de endereços, mas será exibido um aviso caso o site não seja considerado seguro e isso irá assustar a maioria dos visitantes.

Site seguro e sem HTTPS

No topo está a forma como o Google se refere a um site seguro com HTTPS e, abaixo, a forma como alerta sobre um site não seguro.

HTTPS é obrigatório, especialmente para lojas online que trabalham com informações privadas dos clientes. Se você criar o seu site com a Webnode, o mesmo será configurado automaticamente com HTTPS.

WWW (World Wide Web)

A sigla www identifica o endereço da web como um site. Esta parte do URL também indica um subdomínio e, em outros casos, pode até ter o seguinte aspecto: https://www.webnode.com.br/blog/

Subdomínio (Third Level Domain ou Domínio de terceiro nível)

Um domínio dentro de um domínio, separado por um ponto do domínio principal. Digamos que você tem um site a promover o seu negócio de florista com um domínio personalizado floresbonitas.com.br e decide adicionar uma loja online. Com certeza você gostaria que a sua loja fizesse parte da sua marca e, por isso, não deveria ter um nome de domínio completamente diferente. Ao mesmo tempo, gostaria de a manter separada do site principal porque o conteúdo será diferente. Para resolver este dilema, você poderá criar um subdomínio, tal como loja.floresbonitas.com.br, e associar a sua loja a este endereço. Se registrar o seu domínio com a Webnode, você poderá obter subdomínios gratuitamente.

SLD (Second Level Domain ou Domínio de segundo nível)

Este é precisamente o domínio que você irá registrar. Em google.com ou facebook.com, as palavras google e facebook são SLDs. Estas são as partes mais proeminentes dos domínios e correspondem geralmente a marcas ou nomes dos websites. Os SLDs são únicos para cada domínio e podem consistir em letras, números e hífens.

TLD (Top Level Domain ou Domínio de nível superior)

Extensão do domínio ou uma combinação de letras no final da estrutura do domínio. Existem 3 tipos de domínios de nível superior:

1. ccTLD – Domínio de topo de código de país

  • Os ccTLDs geralmente consistem em duas letras e representam um país específico: por exemplo .es para Espanha, .de para a Alemanha. Há um total de 312 ccTLDs. Alguns só podem ser adquiridos se você fornecer um comprovativo de residência, mas a maioria está disponível para o público e podem ser adquiridos por pessoas de todo o mundo. Os endereços podem ser usados ​​se o site for direcionado a um público de um determinado país.

2. gTLD – Domínio de topo genérico

  • Os gTLDs incluem muitos domínios bem conhecidos, como .com, .info ou .net. Eles estão focados em tópicos ao invés de locais. Por exemplo, o mais conhecido .com significa “comercial” e .org destina-se principalmente a representar “organizações” sem fins lucrativos. Ao contrário dos ccTLDs, os gTLDs consistem sempre em pelo menos três letras. São especialmente indicados para segmentação global.

3. sTLD – Domínios de topo patrocinados

  • Os sTLDs podem ser considerados uma subcategoria de gTLDs. Nem todos podem usá-los, pois estão reservados para um determinado tipo de instituição. Por exemplo, .gov é destinado a autoridades/entidades governamentais, .edu para instituições de ensino, ou .museum reservado para museus. Essa restrição limita o seu uso, mas, por outro lado, os sTLDs oferecem maior credibilidade.

Um .com genérico continua a ser o TLD mais popular, mas extensões específicas para cada país, bem como um número cada vez maior de TLDs especiais, como .bar, .photo, .wedding, estão cada vez mais em baixo dos holofotes. Poderá encontrar uma lista completa dos TLDs oferecidos na Webnode aqui, incluindo os que pode obter gratuitamente no primeiro ano.

Domínio raiz (Root domain)

Outro termo importante que você pode encontrar, por exemplo, ao configurar uma conta no Google AdSense, é o domínio raiz. Um domínio raiz é a combinação de um SLD e TLD, como Amazon.com, Apple.com. Todas as páginas do site têm o mesmo domínio raiz, por norma a sua página inicial.

Caminho web (Path)

O caminho mostra-lhe o que exatamente você acessou em um site. Pode abrir uma página, um arquivo ou uma imagem e o caminho mostrará qual exatamente. No nosso exemplo, a palavra “modelo” no final do endereço web significa que você está na página que lista os nossos modelos de site.

Ao longo deste artigo, iremos nos concentrar principalmente nos SLDs e TLDs, já que são essas partes do domínio com as quais as pessoas mais lutam ao registrar seu próprio domínio.

8 razões pelas quais precisa de um nome de domínio

Qualquer pessoa pode obter o seu próprio nome de domínio. É simples, barato e leva apenas alguns instantes. Mas para que serve um nome de domínio e quais são as vantagens de ter um?

Numa era predominantemente digital, estamos habituados a ter todas as informações na ponta dos nossos dedos. Isso significa que, quer seja freelancer, proprietário de uma empresa ou apenas uma pessoa comum, as pessoas esperam encontrar tudo sobre você online em apenas alguns cliques. Você pode manter um simples perfil nas redes sociais para esta finalidade, mas ter um site com o seu próprio domínio personalizado traz muitos outros benefícios:

1. Cria parte da sua identidade online

  • Não importa o tipo de site que você está gerenciando; se leva isso a sério, também irá levar a sério a forma como você se apresenta ou como apresenta a sua marca. Pense à frente e esteja preparado para quando os visitantes e potenciais clientes procurarem por você. Um nome de domínio será o primeiro ponto de contato.

2. Torna o seu site mais fácil de lembrar

  • Imagine que você encontra um potencial cliente e vocês conversam sobre o seu negócio. Será que o cliente irá lembrar do nome do site para o procurar mais tarde e até compartilhá-lo com outras pessoas? Um bom nome de domínio irá com certeza garantir isso.

3. Oferece um aspecto profissional e impulsiona sua marca

  • Como proprietário de um negócio, você quer passar confiança e um domínio personalizado oferece-lhe um aumento de credibilidade de forma imediata e sem esforço.

4. Permite-lhe criar contas de e-mail personalizadas

  • Endereços de e-mail associados a um domínio também garantem um aspecto mais profissional do que serviços de e-mail gratuitos ou genéricos, como Gmail ou Outlook.

5. Pode ajudá-lo com a otimização nos mecanismos de pesquisa

  • Um nome de domínio importa para o SEO? Havendo dois sites com conteúdo e backlinks semelhantes, os motores de pesquisa certamente irão preferir aquele com um domínio personalizado, pois essa é uma das indicações de que o site é legítimo. Então, sim, escolher um nome de domínio faz sentido para SEO. Embora um domínio ainda seja apenas um dos muitos fatores.

6. Com o seu próprio domínio, você pode facilmente criar subdomínios

  • Você pode criar quantos subdomínios você quiser com o seu domínio.

7. Ter o seu próprio domínio permite a mobilidade da sua presença na internet

  • Se decidir mudar de provedor, mudar para outro país ou até mesmo começar a usar seu próprio servidor, o nome de domínio ficará com você. Isso permite-lhe continuar a desenvolver a sua marca sem ter que começar do zero.

8. Domínio é permanente

  • Quando você registra o seu domínio com a Webnode, você torna-se o proprietário exclusivo do domínio. Mais ninguém pode usar o seu domínio. Será sempre seu, enquanto você pagar pelo seu registro.

8 dicas para escolher um nome de domínio

Quando você registra um domínio, está escolhendo tanto SLD, como TLD. Não é um processo fácil, então aqui ficam algumas dicas úteis sobre como escolher um nome para o website:

1. Mantenha o nome curto e simples

  • Para garantir que o domínio seja realmente fácil de lembrar, mantenha o seu comprimento em 14 caracteres e o mínimo de números ou hífens.

2. Certifique-se de que seja fácil de soletrar e pronunciar

  • Isso vai de mãos dadas com a simplicidade. Evite confundir as pessoas ou forçá-las a lembrarem-se de usar caracteres especiais, escrever o número por extenso com o seu domínio ou mesmo a soletrá-lo.

3. Tente ser único

  • Com mais de 360 ​​milhões de nomes de domínio registrados em todo o mundo, é completamente compreensível ser difícil encontrar um original. Domínios curtos, chamativos e com significado que descreve perfeitamente o seu negócio são difíceis de encontrar e, infelizmente, a maioria dos bons já estão registrados. Ainda assim, tente diferenciar-se da sua concorrência. Você poderá querer usar seu próprio nome, debater sobre uma palavra completamente original, usar um acrônimo, uma combinação de palavras – a forma como os nomes Google e Bing foram criados. Ou até mesmo usar geradores de nomes de domínio.

4. Use a sua marca

  • Por exemplo, twitter.com, google.com, dribbble.com. Se já tem um negócio estabelecido com uma marca reconhecida, faz todo o sentido usar o mesmo nome para o seu domínio. Os nomes de marcas tendem a classificar-se melhor nos resultados de pesquisa, mas você terá de trabalhar na sua promoção para garantir que as pessoas possam facilmente associar a sua marca, produtos ou serviços.

5. Tente pensar a longo prazo

  • Se você decidir mudar o seu domínio no futuro, isso vai custar-lhe dinheiro e posições nos resultados de busca. Por exemplo, se você vende pizza, parece ser uma boa ideia registrar o domínio amelhorpizza.com. No entanto, se expandir o seu menu no futuro e quiser oferecer cozinha italiana, o nome de domínio escolhido poderá limitá-lo. Não deixe que o nome de domínio o limite e não se esqueça da sua visão a longo prazo.

6. Considere usar uma palavra-chave

  • A vantagem de ter um domínio baseado em palavras-chave é que um olhar rápido sobre o nome permite às pessoas e os buscadores saber exatamente o que vão encontrar no seu site. No entanto, domínios fortemente baseados em palavras-chave são geralmente usados ​​por spammers; portanto, se decidir usar uma palavra-chave no nome de domínio, é melhor usar apenas uma. Caso contrário, poderá ser apanhado pelo algoritmo do Google que combate domínios densos em palavras-chave.

7. Adicione um local

  • Incluir a localização pode ser útil se você concentrar o negócio num mercado regional específico. Deixar claro onde a sua empresa opera irá economizar o tempo dos clientes e irá impulsionar os mecanismos de pesquisa para promovê-la nessa localização.

8. Use um TLD comum

  • Se puder, escolha um TLD com que as pessoas estão familiarizadas no seu país. Nos EUA, as pessoas vão certamente assumir que o seu domínio termina em .com, italianos em .it, brasileiros com .com.br e assim por diante. Se você opera numa escala global, será melhor escolher um .com, sendo que a maioria das pessoas já está familiarizada com esta terminação. Se decidir registrar um domínio que não seja muito comum, você poderá perder alguns visitantes que podem não se lembrar do final correto do seu domínio e, ao invés disso, irão procurar o TLD mais comum. Isso também pode ser facilmente evitado ao registrar vários domínios com extensões diferentes, apontando todos para o mesmo site e definir um deles como o principal.

Como registrar um domínio

Os nomes de domínio podem ser registrados diretamente em entidades registradoras de domínios ou através de provedores. Os registradores de domínio são empresas autorizadas a gerir diretamente o registro dos nomes de domínio. Os provedores são intermediários que oferecem domínios para venda, e geralmente cooperam com os registradores de forma a efetuar o seu próprio registro.

Registrar um domínio significa que apenas você e somente você terá o direito de usá-lo por um período específico, que geralmente varia entre um ano a 10 anos. Quanto mais longo for o período de registro escolhido, melhor será o preço obtido no final. Se você desejar manter o seu domínio, não se esqueça de renová-lo a tempo antes deste expirar. Caso contrário, a sua assinatura irá expirar, e outra pessoa poderá registrar o seu domínio. Se decidir que não deseja manter mais o domínio, simplesmente não o renove.

O processo de registro em si é extremamente simples e pode ser feito em apenas alguns cliques. A Webnode guia-o por todo o processo de registro de domínio em 6 etapas simples, sem ter que sair do nosso construtor de sites.

Quanto custa o nome de domínio?

De um modo geral, o custo exato do registro de domínio depende do provedor e do TLD.

Os domínios geralmente não estão disponíveis de forma gratuita. Enquanto o preço de domínios genéricos como .com pode variar entre R$12 e R$85 para o primeiro ano, domínios especiais ou na moda, como .car, .makeup, podem custar mais de R$2.800 logo do início.

Os preços dos domínios também podem aumentar com a sua renovação. Você pode economizar um pouco de dinheiro se escolher um período de registro mais longo, mas espere um aumento do preço no futuro. Fique também atento às taxas ocultas, pois, para além de pedir um preço de renovação mais alto, alguns registradores podem também incluir taxas de manutenção especiais ou outras taxas ligadas à transferência de domínio para um provedor diferente. A Webnode não é um desses provedores e você poderá conhecer os preços dos domínios antes do seu registro.

3 formas de ganhar um nome de domínio grátis

Se você deseja reduzir as despesas ou até mesmo obter um domínio totalmente grátis para o seu site, existem 3 soluções possíveis. Vamos dar uma olhada nos prós e contras de cada uma delas.

1) Crie o seu site com um subdomínio gratuito

Muitos proprietários que criam um site pela primeira vez desejam tornar-se proprietários de sites sem muito compromisso. Se você precisar de tempo para testar os recursos e ver se as pessoas terão interesse em comprar os seus produtos, um site com um subdomínio gratuito é uma boa solução.

Muitos construtores de sites online permitem-lhe criar um site com um subdomínio gratuito por tempo ilimitado, mas as condições exatas podem variar de um construtor para outro. Embora alguns possam permitir criar o seu site gratuitamente, quando chegar a hora de publicar o site online, eles podem pedir que você adquira um domínio personalizado ou pelo menos um dos seus planos Premium. Outros irão permitir que mantenha o seu subdomínio gratuito por tempo indefinido.

Na Webnode, pode lançar o seu site sem qualquer custo. Você não precisa fazer upgrade para um plano Premium ou comprar um domínio logo no início. O seu site pode ir a público com um subdomínio gratuito da Webnode, como seu-site.webnode.com (Brasil) ou seu-website.webnode.pt (Portugal), que poderá ser substituído pelo seu próprio domínio quando ou se estiver pronto para isso.

Existem, no entanto, algumas desvantagens em publicar o seu site com um subdomínio gratuito:

1. Você não é o dono do subdomínio

  • O subdomínio ainda é propriedade do provedor do site. Todos os subdomínios estão dependentes do domínio principal. Por exemplo, se o domínio do seu provedor expirar ou for penalizado nos motores de busca, isso poderá afetar negativamente o seu subdomínio.

2. Comprimento

  • Os pontos e o nome do provedor do site tornam o subdomínio muito mais difícil de lembrar. Considerando que o objetivo de ter um site é atrair visitantes e fazer com que eles voltem, é melhor tornar todo o processo o mais simples possível para eles.

3. Credibilidade

  • Em comparação com os domínios personalizados, os subdomínios são considerados menos confiáveis. Um site num subdomínio gratuito pode indicar que é novo ou mesmo temporário e, portanto, muito mais difícil de inspirar confiança. Por outro lado, um domínio personalizado mostra o seu compromisso a longo prazo.

4. Otimização para mecanismos de pesquisa

  • Um site com um subdomínio pode ser uma desvantagem para você do ponto de vista dos buscadores. Mesmo nestes casos, o Google poderá preferir o site com o domínio personalizado.

5. Proteção da sua marca

  • Se você construir com sucesso uma marca, mas continuar a usar um subdomínio, é possível que alguém tire proveito desta situação e registre um domínio com a sua marca. Depois poderá ficar mais caro ou difícil de adquirir este domínio ou um parecido.

Tendo em conta os prós e os contras, recomendamos construir um site com um subdomínio gratuito como parte da sua estratégia a curto prazo. Certamente poderá ser suficiente no início da sua carreira como proprietário do site, no entanto, deverá planejar investir num nome de domínio personalizado mais tarde ou mais cedo.

2) Registre uma extensão de domínio gratuita

Ao tentar economizar dinheiro, pode parecer tentador tirar proveito de alguns dos domínios de nível superior locais, que são totalmente gratuitos:

  • .tk (Toquelau)
  • .ml (Mali)
  • .ga (Gabão)
  • .cf (República Centro-Africana)

No entanto, não recomendamos isso. Todos os avisos mencionados acima sobre os subdomínios aplicam-se aqui também. Para além disso, os domínios gratuitos são frequentemente usados ​​por spammers e sites obscuros e, portanto, oferecem uma reputação muito má. Essa é a última coisa com a qual você gostaria de estar associado.

3) Obtenha um nome de domínio gratuito por 1 ano

Existe mais uma solução se você quiser obter um domínio grátis e, considerando os prós e contras das sugestões anteriores, esta pode ser a sua melhor escolha. Muitos provedores, incluindo a Webnode, oferecem um domínio grátis por um ano se você adquirir um dos planos Premium. É uma ótima solução custo-benefício onde ganha acesso a recursos premium, ao mesmo tempo que reduz as despesas iniciais associadas à criação do site.

Como obter o próprio domínio com a Webnode

Todo o processo de registro de um domínio na Webnode consiste em apenas alguns passos simples. Ainda mais importante, você não precisa se preocupar com nenhuma configuração técnica, pois isso será feito automaticamente. Basta seguir as etapas descritas abaixo e o seu site será exibido com o seu novo nome de domínio em 48 a 72 horas:

1. Crie uma conta e escolha um modelo

Vá para webnode.com.br e registre-se usando o seu endereço de e-mail, Facebook ou conta Google. Em seguida, escolha um modelo que mais gosta e que atenda aos seus requisitos gerais.

Seleção de templates Webnode

2. Edite o site

Personalize o seu modelo. Carregue as suas fotos, reescreva textos, crie títulos e descrições ou encha a loja online com produtos. Quando estiver satisfeito com o seu site, é hora de registrar o seu próprio domínio.

Onde registrar domínio na administração Webnode

Nos detalhes do projeto, clique no botão Registrar meu domínio.

A compra de domínio está disponível na aba Configurações do Editor, como também na administração do projeto.

Configurações de site no editor

No Editor de sites Webnode, clique em Configurações.

3. Pesquise os domínios disponíveis

Se você ainda não decidiu por um domínio, verá duas sugestões baseadas no nome que você deu ao seu website. Se quiser personalizar o seu próprio nome de domínio, primeiro verifique a disponibilidade para ver se ele já não foi registrado por outra pessoa.

Como ver se um nome de domínio está disponível? Você pode facilmente verificar se o nome de domínio está já registado ao digitar o nome na barra de pesquisa. Se o nome e a extensão estiverem disponíveis, você pode registrá-los imediatamente. Se já tiverem sido registrados, o sistema irá oferecer automaticamente outros nomes de domínio para o site que estejam disponíveis.

Escolhendo domínio na Webnode

Como verificar a disponibilidade do nome de domínio? Digite o nome do domínio no nosso campo de pesquisa de domínios gratuito, depois aperte Enter ou clique no ícone de pesquisa. Se você encontrar um nome de domínio que deseja, clique em Registrar.

4. Escolha o seu plano

Para obter um domínio grátis no primeiro ano, escolha um destes pacotes Premium – Mini, Standard ou Profissional. Cada plano oferece vários recursos avançados, como também diferentes quantidades de armazenamento e largura de banda, incluídos na sua hospedagem.

Escolhendo pacote Premium na Webnode

Selecione o pacote que melhor se adapta às suas necessidades e clique em Escolher este pacote para continuar.

5. Preencha os seus dados de contato

Estas informações de contato identificam você como o proprietário do domínio tanto para motivos técnicos como legais, portanto, certifique-se de as inserir corretamente e de usar um endereço de e-mail ativo.

Processo de compra de domínio na Webnode

Preencha o formulário e forneça dados pessoais precisos para identificá-lo como proprietário do domínio. Clique em Concluir pedido.

6. Selecione um método de pagamento

No último passo, escolha uma das opções dentro dos métodos de pagamento que serão visualizados depois de ser direcionado para o site da operadora de pagamento e, assim que o pagamento for enviado, fique relaxado. A equipe de suporte ao cliente da Webnode irá entrar em contato com você por e-mail caso seja necessário mais informações suas para finalizar o processo de registro. Caso contrário, o seu domínio ficará online automaticamente em 24 a 72 horas.

Conclusão da compra Webnode

Clique no botão Comprar e selecione a forma de pagamento para finalizar seu pedido.

Durante o último passo, você pode considerar adicionar o serviço de privacidade. Os detalhes de contato necessários que você preencheu são recolhidos pela ICANN e armazenados num banco de dados público. Para proteger a sua privacidade e evitar receber spam, você pode optar pelo recurso de registro privado, que oculta os seus dados de contato disponíveis publicamente e os substitui por dados da Webnode, enquanto você permanece o proprietário do nome de domínio.

Compra opcional de registro privado

Para ativar o registro privado, marque a caixa Proteger a minha privacidade.

Como obter um e-mail com o seu domínio

Assim que o seu domínio recém-registrado estiver funcionando, crie um endereço de e-mail associado ao seu domínio e melhore a sua imagem profissional. Você poderá fazer isso a partir da administração do seu projeto e é ainda mais simples do que o registro de domínio, uma vez que só precisa de preencher um simples formulário.

Criando Webmail

O formulário para abrir uma conta de e-mail com seu nome de domínio.

O que é hospedagem de site e como obtê-la grátis?

Qual é a diferença entre hospedagem e domínio? Enquanto que o domínio é basicamente o nome do seu website, a hospedagem é como se fosse a casa onde o seu site vive. Hospedar um site significa que você tem um espaço onde armazena todo o código, arquivos, imagens, textos e todo o resto que compõe o seu site.

Você precisa de hospedagem web?

Ter apenas um nome de domínio não é suficiente para colocar o site a funcionar, também precisa de hospedagem web. Você pode gerir a hospedagem e todos os aspectos técnicos ou pode deixar tudo isso para o serviço de hospedagem e provedor do serviço de hospedagem.

O que é um provedor de hospedagem? É uma empresa que oferece serviços de hospedagem. O provedor garante que o seu site esteja sempre disponível quando alguém digitar o seu nome de domínio no navegador.

Na maioria dos casos, é mais vantajoso escolher por entre os provedores de hospedagem profissionais. Então a questão se prende mais sobre qual provedor escolher e quanto você está disposto a pagar.

Como funciona a hospedagem de sites?

Os sites são armazenados e hospedados em computadores especiais chamados de servidores. Existem muitos tipos diferentes de alojamento. A opção mais comum e também econômica, escolhida pela maioria dos sites pessoais ou de pequenas empresas, é chamada de hospedagem compartilhada. É usada por sites com requisitos modestos, permitindo que os mesmos compartilhem o espaço do servidor com outros sites semelhantes. Os detalhes técnicos da hospedagem compartilhada geralmente ficam ao cuidado do provedor.

Funcionamento de hospedagem web

Como funciona a hospedagem web.

Na outra extremidade do espectro está a hospedagem dedicada, adequada para grandes sites com grande volume de tráfego. Estes sites têm requisitos técnicos especiais e precisam de seu próprio espaço no servidor. A hospedagem dedicada permite mais controle e flexibilidade, mas requer um conhecimento técnico e tende a ser mais cara.

Como descobrir quem está hospedando um site?

Você já possui um site e gostaria de saber onde o mesmo está hospedado? Ou está pesquisando sobre a concorrência e precisa descobrir quem é o seu provedor de hospedagem? Existem ferramentas online gratuitas que permitem que você faça isso em apenas alguns cliques:

  1. Digite “verificador de hospedagem” (hosting checker) no buscador.
  2. Clique num dos resultados oferecidos no topo da página.
  3. Digite o nome do domínio no campo de pesquisa da ferramenta selecionada e confirme clicando no botão.
  4. Irá ver todas as informações disponíveis sobre a sua hospedagem.
Verificando histórico de domínio no verificador

Caixa de pesquisa para descobrir quem está hospedando qualquer domínio.

Como obter hospedagem gratuita para sites

Serviços gratuitos são ótimos quando você precisa poupar dinheiro, mas tenha atenção, pois estes serviços vêm sempre de mãos dadas com limitações. A hospedagem gratuita pode ser suficiente para sites recém-criados sem muitos requisitos especiais. Então, ao que você deve estar atento? Comparando com os planos pagos, recursos cruciais, como armazenamento e largura de banda, são limitados, e com alguns provedores, o seu site pode acabar exibindo anúncios chamativos para compensar a natureza gratuita da hospedagem.

Mas primeiro, vamos dar uma olhada nos termos mais importantes:

O que é armazenamento de um site e qual a sua importância?

Simplificando, é o total de espaço que o seu site ocupa no servidor onde é hospedado. Quanto mais espaço de armazenamento você tem disponível, mais conteúdo, como fotos e arquivos, você pode adicionar ao seu site e mais e-mails pode armazenar em sua caixa de correio.

O que é largura de banda em relação a hospedagem web?

A quantidade de dados transferidos entre o seu site e o visitante no momento da navegação. Inclui todas as imagens, textos e arquivos do seu site. Tanto o número de visitantes, quanto o número de páginas que eles visitam afetam a largura de banda. Uma maior largura de banda garante que seu site irá exibir com eficiência todo o seu conteúdo, mesmo quando acessado por muitos visitantes.

Antes de escolher uma hospedagem gratuita, considere a quantidade de espaço e tráfego de que você precisa para garantir que o site funcione sem problemas. Se o seu provedor permitir, você pode sempre começar com a hospedagem gratuita e atualizar para um plano pago e menos limitado conforme o seu site vai crescendo.

Hospede um site gratuitamente com Webnode

A Webnode fornece hospedagem gratuita, segura e confiável para todos os sites criados com o construtor de sites Webnode. Mais importante, a hospedagem Webnode pode crescer junto com o seu site. Quando você descobrir que pretende adicionar mais conteúdo ou quando precisar de acomodar mais tráfego, pode fazer upgrade para um dos planos Premium.

Escolha dos planos Premium na Webnode

Funcionalidades e benefícios dos pacotes Premium na Webnode.

A segurança não é negociável e a Webnode emprega proteção HTTPS e SSL para garantir que a comunicação entre navegadores e servidores seja segura e todos os dados trocados sejam protegidos de acordo com os padrões internacionais. Com relação ao desempenho do seu site, a hospedagem confiável da Webnode garante que seu site funcione 24 horas por dia, 7 dias por semana, numa conexão de rede estável. Com a Webnode, você não terá que se preocupar com hospedagem ou manutenção de domínio.

Posto isto, como obter a hospedagem gratuita da Webnode? Basta registrar-se, escolher um modelo para criar o seu site, e a sua hospedagem será configurada automaticamente.

Perguntas frequentes sobre domínios e hospedagem

Quando terei que renovar o meu nome de domínio? Como posso comprar um nome de domínio permanentemente?

Um domínio não pode ser comprado de forma permanente. O seu registro deve ser renovado a cada ano. No entanto, você pode assinar uma renovação automática de domínio com vários anos de antecedência. Isso garante que seu nome de domínio seja renovado anualmente e você não terá que se preocupar com a sua expiração.

Quando expira um domínio? O que acontece quando ele expira?

Se você não renovar o registro do seu domínio antes do final da assinatura, ele irá expirar automaticamente. Um domínio pode entrar numa quarentena de segurança após a sua expiração e permanecer lá por um período limitado de tempo para que somente você, como seu legítimo proprietário, possa renová-lo. A duração desta quarentena depende do tipo de TLD e não está disponível para todos os domínios. Recuperar um domínio de uma quarentena requer uma taxa extra. Uma vez terminada a quarentena, qualquer pessoa pode registrar esse domínio.

Como posso reservar um nome de domínio sem comprá-lo?

Você não pode reservar um nome de domínio sem realmente comprá-lo. No entanto, este é um pequeno investimento que lhe trará inúmeros benefícios. Considere a compra de nomes de domínio com diferentes TLDs para proteger ou expandir sua marca no futuro.

Eu preciso de um site para registrar um nome de domínio?

De forma geral, não, você não precisa de um site para registrar um domínio. Você pode registrar o domínio primeiro e criar o site mais tarde ou não. Você também pode manter o nome de domínio apenas com o intuito de proteger a sua marca ou se quiser vender um domínio bastante procurado para obter lucro. No entanto, isso depende do seu provedor. Na Webnode, você precisa criar um site primeiro para registrar um domínio, mas você pode mover o domínio para outro site a qualquer momento.

Como posso comprar um nome de domínio já existente?

Pode tentar contatar o dono do domínio. Algumas pessoas ganham a vida comprando e vendendo domínios, sem usá-los em nenhum website. Neste caso, você pode muitas vezes encontrar uma página que ofereça os seus domínios para venda. Há também serviços que mediam a compra de domínios já registrados.

No entanto, não existe garantia de que o proprietário irá querer vender o seu domínio. Ou que irá exigir um preço razoável por isso. Ao comprar um domínio que já foi registrado, verifique sempre o seu histórico e certifique-se de que não seja penalizado. Basta digitar “Verificar histórico de domínio” no seu mecanismo de pesquisa e você encontrará várias ferramentas úteis para isso.

Posso comprar um domínio em separado sem hospedagem?

Você não precisa de hospedagem para registrar um domínio. Se o seu nome de domínio preferido estiver disponível, você pode comprá-lo com uma registradora de domínios. O domínio será seu e ninguém poderá criar um site com o mesmo domínio. A hospedagem poderá ser adquirida posteriormente, quando você decidir que é hora de criar seu site.

Ainda assim, comprar um domínio e hospedagem web da mesma empresa é mais fácil, assim como gerir e restaurar ambos os serviços dentro da mesma interface. A Webnode oferece, portanto, domínios e hospedagem em conjunto.

Você também pode comprar um domínio e hospedagem de duas empresas diferentes, mas irá precisar de redirecionar o seu nome de domínio para a empresa de hospedagem, ajustando as suas configurações de DNS. Isso pode ser tecnicamente um desafio.

Posso mover o nome do meu domínio para outro provedor?

Sim, é seu direito como proprietário do domínio usar qualquer serviço que desejar e transferir seu nome de domínio sempre que quiser.

Se você quiser transferir o seu domínio para Webnode, existem instruções passo a passo detalhadas que você pode seguir.

Posso mudar meu provedor de hospedagem sem mudar o domínio?

Sim, mesmo neste caso, você é proprietário do nome de domínio e poderá alterar as suas configurações para o apontar para qualquer provedor de hospedagem.

E é isso, esperamos que este artigo tenha ajudado a esclarecer algumas das dúvidas e respondido às suas perguntas sobre como criar um site gratuito com domínio e hospedagem. Deixe-nos um comentário abaixo se você tiver perguntas adicionais ou se quiser compartilhar sua própria experiência.