O que é um construtor de sites e como usá-lo?

Índice

Durante os primórdios da Internet, apenas grandes empresas e pessoas com conhecimentos de informática podiam se apresentar pelos websites. Afinal de contas, a necessidade de ter uma presença online se espalhou entre as pessoas sem habilidades para construção de sites. Hoje em dia, é uma questão de minutos entre a ideia de ter um site e o seu lançamento.

O que é um construtor de sites e como funciona?

Para criar um site da forma tradicional, é necessário ter os conhecimentos técnicos e de programação necessários (HTML, CSS, JavaScript). Assim, você pode registrar um domínio e contratar hospedagem por conta própria e, em seguida, fazer upload e programar como o seu conteúdo será exibido.

Dessa forma, você tem 100% de liberdade ao criar seu site, porque pode modificar o código do site e economizar algum dinheiro às custas do tempo gasto com design e manutenção do site.

Nesse caso, conhecimento de programação, bem como de web design e segurança na web são essenciais. Fazer manutenção do site e atualizá-lo tomará muito do seu tempo também. Tempo que você poderia gastar concebendo e promovendo seu conteúdo.

Obviamente, esta forma de criar um site tem as suas desvantagens e não é para qualquer pessoa. Essa realidade abriu as portas para a invenção dos construtores de sites como alternativa.

Imagine o construtor de sites como um programa ou aplicativo que permite criar websites, da mesma forma que PowerPoint permite criar uma apresentação.

A interface intuitiva permite criar páginas web e personalizar a sua aparência. Tudo pode ser manuseado apenas com o seu mouse. Geralmente, você consegue ver o resultado do que está criando à medida que o cria. É por isso que os editores de sites são conhecidos como “O que você vê é o que você obtém” (WYSIWYG).

Por quê usar um construtor de sites? Quais são os Prós e Contras?

Lançar um site é muitas vezes um passo super importante e você com certeza deseja tomar a decisão certa. Para ajudá-lo a decidir se um construtor de sites serve para o seu objetivo, resumimos as principais vantagens e desvantagens.

Prós dos editores de sites

  1. Controle simples
    • Os construtores de sites são perfeitos para pessoas com pouca ou nenhuma habilidade técnica. A interface amigável permite que você navegue facilmente. A tecnologia de arrastar e soltar permite digitar texto, carregar imagens ou adicionar e mover qualquer elemento, clicando e arrastando.

  2. Designs modernos
    • O webdesign de hoje requer pelo menos conhecimentos básicos de design gráfico. Uma grande vantagem de um construtor de sites é que ele permite que você escolha um modelo já projetado por designers profissionais. Obviamente, você pode personalizar o modelo de tal forma que atenda às suas necessidades e estilo.

  3. Acessibilidade
    • Os construtores web de hoje, na sua grande maioria, são ferramentas online, portanto os seus arquivos web são hospedados no servidor do provedor de serviços. Isso permitirá que você crie e gerencie seu site em qualquer lugar a partir de qualquer dispositivo conectado à internet.

  4. All in one
    • Graças a construtores de sites, você tem tudo o que precisa para o seu site em um só lugar (hospedagem, domínio e conta de e-mail). Você não precisa lidar com cada serviço separadamente e com vários provedores.

  5. Atualização de segurança e manutenção automáticos
    • Com um editor web, você não precisa se preocupar com atualizações técnicas ou com a segurança do seu site. O seu provedor cuidará de tudo e você pode ter certeza de que seu site está seguro e sempre atualizado.

  6. Rápido de usar
    • Você não começa do zero. Os construtores de sites simplificam todo o processo de criação. Você começa com modelos pré-configurados, com conteúdo de exemplo preparado e ferramentas prontas para usar. Tudo que você precisa fazer é inserir seu próprio conteúdo, e seu site estará pronto. Graças a este tipo de editor, você tem mais tempo para outras atividades importantes, como criação de conteúdo, SEO ou PPC.

  7. Sem grandes investimentos
    • A criação de um site usando um website builder não requer um investimento inicial. Você não precisa contratar programadores e designers caros. Graças a uma variedade de planos, você pode escolher o que mais se adequa ao seu site e capacidades financeiras. Um plano gratuito é também uma das opções.

Contras dos editores de sites

  • Liberdade limitada
    • Por um lado, um template é ótimo e permitirá que você crie rapidamente um site de boa qualidade. Por outro lado, os modelos vêm com certas limitações. Por exemplo, pode vir com um layout predefinido ou cores que não podem ser alteradas. Quanto à personalização, os construtores de sites não permitem liberdade total.

  • Recursos limitados
    • Os construtores de sites geralmente oferecem um grande número de recursos comuns. Como estes são embutidos no editor, você pode utilizá-los de forma rápida e fácil. Mas se você precisar de um recurso único e específico, será necessário integrar o recurso por meio de uma solução de terceiros ou aguardar até que a ferramenta seja desenvolvida e integrada no construtor. Não há garantia de que um dado construtor de sites adicione o recurso, pois uma demanda suficiente por parte dos clientes deve preceder ao desenvolvimento.

Ainda está indeciso se deve usar um construtor de sites depois de colocar os prós e os contras na balança? A principal pergunta que você precisa fazer a si mesmo é: De quanta liberdade você precisa?

Imagine que 99% dos sites de empresas de pequeno e médio porte apresentam os mesmos atributos. O mesmo vale para blogs e lojas online. Por outro lado, ter 100% de liberdade para fazer o que você deseja nem sempre é bom, pois leva a erros de design e usabilidade, bem como a desafios em termos de gerenciamento de tempo. (Você já ouviu falar sobre o paradoxo da escolha?)

Se o seu site não precisa de uma funcionalidade específica, o uso de um construtor de sites permite que você se beneficie de designs criados por profissionais. Além disso, ter todos os elementos tecnológicos (hospedagem, domínio, editor de sites) na mesma plataforma protege você de problemas de compatibilidade.

Ao mesmo tempo, você se beneficiará do desenvolvimento contínuo da ferramenta. Poderá contar com que qualquer problema de usabilidade, funcionalidade ou segurança seja investigado e solucionado.

Que tipo de páginas web pode ser criado com a plataforma de sites?

A utilidade de ter um site é, hoje em dia, indiscutível. Se você está lendo este artigo, é quase certo que você se enquadra em um dos grupos abaixo.

  • Você tem um negócio (offline ou online) e precisa estar presente na internet para atrair novos clientes, bem como fornecer informações em primeira mão sobre a sua empresa para quem já a conhece (horário de funcionamento, serviços oferecidos, etc.).

  • Você está procurando a forma de criar um portfólio online ou blog para compartilhar o seu trabalho e conhecimento. Sua ideia é desenvolver sua “marca pessoal” para ajudá-lo a encontrar emprego, apresentar-se à uma comunidade específica ou até mesmo ganhar uma renda extra.

Você se encaixa num dos grupos acima? Agora, será mais fácil definir as suas metas e escolher a maneira certa de criar seu site.

Website builders são ideais para sites menores.

  • Você precisa de um site para sua empresa em crescimento, loja virtual, restaurante de hotel ou bar?
  • Você quer criar o seu portfólio pessoal de freelancer?
  • Você vende os seus próprios produtos?
  • Você precisa criar um site para a sua comunidade?

Se a sua necessidade se reflete num desses cenários, um construtor de sites é 99% adequado para você.

Você precisa dispor de um banco de dados maior na web, por exemplo, para diferentes categorias de produtos, anúncios ou perfis pessoais? Nesse caso, você pode achar que um construtor de sites é limitado e talvez não seja a solução certa para você.

Você nunca conseguirá executar páginas web complexas como as de Amazon ou Facebook com um construtor de sites. Para este tipo de site, é aconselhável contratar uma equipe de desenvolvimento.

No entanto, a decisão nem sempre é fácil. Você possui uma pequena empresa e está indo bem? Você tem uma expectativa de crescimento, mas não tem certeza se um construtor de sites será suficiente em 2 anos?

Você pode usar o construtor de sites como uma solução temporária. Contudo, mudar para outra plataforma no futuro pode ser complicado.

Você pode arriscar e investir diretamente numa solução sob medida. Porém, isto pode significar uma perda de dinheiro. É sempre necessário levar em conta os seus planos futuros e avaliar os riscos.

Quanto custa o uso de um editor de criação de sites?

Depende. Os construtores de sites costumam trabalhar com uma assinatura mensal ou anual. O preço da assinatura reflete a quantidade de recursos que você necessita.

A maioria dos provedores oferece vários planos premium, cujo preço baseia-se nos recursos fornecidos. Graças a esta oferta variada, você será capaz de escolher um nível de serviços suficiente e, ao mesmo tempo, economizar o máximo possível.

Contratando um criador de sites, você paga uma anuidade média de $ 100 a R$ 800 por um site. A vantagem desta solução é que você pode experimentar primeiro a versão gratuita. Para alguns sites, a versão grátis pode até ser suficiente.

Se você optar por começar a criar seu site por conta própria, deve contar com o custo do domínio e hospedagem.

  • Domínio: $ 11 – $ 85 por ano
  • Hospedagem: $ 7 – $ 14 por mês (Preço médio dos três maiores provedores de hospedagem)

Porém, se você não faz tudo sozinho, deve também acrescentar os custos pela contratação dos profissionais (programadores, designers, etc.). Nesse caso, você precisa contar com uma taxa horária acima do preço do site, que gira em torno de $ 100 em média.

Dependendo de quanto tempo um profissional gasta desenvolvendo um site, o preço pode variar entre $ 1.000 e $ 3.000 para um site de pequeno ou médio porte.

A manutenção de tal site pode implicar um custo adicional. Se você não mantiver o site por conta própria, custará em média $ 100 a $ 1.000 por ano para que um profissional faça isso por você.

Concluindo, se você comparar os preços do plano premium mais dispendioso de qualquer construtor de sites com os custos de um site 100% personalizado, vai ver que o construtor de sites sai muito mais barato.

Se você não consegue programar seu próprio site e não precisa de funcionalidades específicas, a opção de melhor relação custo x qualidade é construir seu site com um editor de sites.

12 critérios para escolher o melhor construtor de sites

Você já sabe que um construtor de sites é a solução certa para você? Ótimo, mas como escolher o mais adequado? Claro, sempre depende do tipo de site que você deseja criar e quais são os seus objetivos. Existem também regras gerais a serem seguidas ao estar escolhendo o construtor de sites ideal:

  1. Facilidade de uso
    • A condição mais importante. O objetivo de cada construtor de sites é simplificar seu trabalho. A orientação na interface não deveria demorar mais que uma manhã. Se você fica perdido na interface, procurando por ferramentas ou é constantemente forçado a trabalhar com código-fonte, é melhor achar outra plataforma.

  2. Qualidade dos templates de site
    • Você não precisa ser um web designer para descobrir se o modelo é bem organizado e se adapta bem em telas de dispositivos móveis. O importante é descobrir se o construtor oferece modelos adequados para o seu tipo de site. Pode ser uma boa ideia criar uma lista de requisitos para ver se um dado modelo contém todos os elementos de que você precisa. Também é importante verificar se o modelo pode ser modificado e personalizado o suficiente.

  3. Análise de site
    • Você precisa de dados para desenvolver seu site na direção certa. Alguns construtores de sites podem fornecer ferramentas analíticas internas. No entanto, geralmente são insuficientes. Portanto, insista na compatibilidade com as ferramentas de análise de dados mais utilizadas, como Google Analytics e Google Search Console, que fornecerão tudo o que você precisa para tomar as decisões certas.

  4. Domínio personalizado
    • Possuir seu próprio domínio é a chave para o sucesso na internet de hoje. Qualquer construtor de site deve permitir que você use seu próprio domínio. Você pode até ativar vários domínios, simultaneamente. Descubra se o provedor oferece descontos ou um domínio gratuito por um período temporário. Este é um ótimo bônus que você certamente irá usar.

  5. Construtor de formulários
    • Formulários são imprescindíveis se você usar o site para oferecer serviços. Contudo, os formulários também são úteis para qualquer tipo de site. O seu editor de site deve permitir que você crie facilmente formulários e os adapte às suas necessidades. Você deve ter a opção de adicionar diferentes tipos de campos e funções para que você possa coletar consultas, reservas, contatos de e-mail, registro de usuários e receber mensagens.

  6. Imagens
    • As imagens são uma parte essencial do conteúdo web. Portanto, você deve certificar-se de que o criador de site que você está cogitando possua todas as funções necessárias para a edição de imagens. Ele permite que você crie galerias de imagens? Permite fazer zoom? Você consegue recortar ou redimensionar imagens? Você é capaz de lidar com alguns ajustes no editor de imagens. Isso depende também das suas preferências e do que facilita seu trabalho.

  7. Vídeos e conteúdo em áudio
    • O conteúdo de vídeo e áudio são elementos que as pessoas esperam como recursos padrão nos sites atualmente. Assim, você deve estar preparado para elaborar este tipo de conteúdo. O construtor de site deve ajudá-lo o máximo possível. Veja se ele lhe permite carregar ou compartilhar facilmente este tipo de conteúdo proveniente das plataformas mais populares, como YouTube, Vimeo, TED, Spotify e outras.

  8. Compatibilidade SEO
    • Seu site não só deve parecer bonito, mas também deve ser acessível. O construtor de site deve ajudá-lo com as configurações básicas para que você não tenha que gastar dinheiro com um especialista em SEO. Certifique-se de que o instrumento permite que você edite as partes importantes para que você seja capaz de criar um título de página único, independente do nome da página, ou modificar a meta descrição e a estrutura da URL.

  9. Compartilhamento por redes sociais
    • Se você também planeja desenvolver seus perfis de rede social, assegure-se de que o construtor do site suporta os recursos que conectam seu site à sua rede social. Os botões de compartilhar ou curtir são indispensáveis.

  10. Suporte para formatos de arquivos comuns
    • O conteúdo do seu site pode ser apresentado através de uma grande variedade de formatos. Seja cuidadoso e verifique se o construtor de site permite que você carregue ou visualize arquivos nos formatos mais comuns, como .pdf, .csv, .xls, etc. Garanta que o criador de site que você está considerando e os tipos de arquivos que você deseja carregar sejam compatíveis entre si antes de começar a construir um site.

  11. Atendimento ao cliente
    • Embora a premissa básica de um editor de sites seja a facilidade de uso, você pode se deparar com uma situação em que precisa de conselho ou ajuda. Os construtores de sites de qualidade oferecem um manual claro, compreensível e fácil de pesquisar, que o ajudará sempre que você encontrar um problema. Se ele fornecer também um canal de suporte ativo ao usuário, permitindo o envio de perguntas diretamente, é ainda melhor. Os melhores têm serviços de suporte adaptados ao seu idioma e exigências locais.

  12. Preço
    • O dinheiro é o último fator, mas ainda muito significativo, que poderá influenciar na sua escolha de um construtor de sites. Procure sempre encontrar o melhor retorno para seu investimento. Se você decidir escolher um construtor de site que seja mais caro do que seus concorrentes, você deve saber por que e quais recursos extras você está obtendo com seu dinheiro. Entretanto, o preço não deve ser o principal motivo da sua decisão.

Como escolher uma plataforma para E-commerce

Obviamente, a qualidade do módulo de comércio eletrônico é um fator decisivo ao se criar uma loja online. No entanto, tenha isso em mente mesmo se estiver criando um tipo diferente de site. Pense a longo prazo. Pense já agora nas suas opções para quando a sua empresa crescer ou seu blog se tornar tão popular que você vai querer vender o seu próprio merchandising.

Examine bem os recursos que a plataforma de e-commerce oferece. Você deveria focar principalmente em:

  1. Como adicionar produtos e editar página de produto
    • Adicionar um produto é questão de minutos ou é muito complicado? A ferramenta permite que você apresente seus produtos da maneira que precisa?

  2. Como criar categorias
    • Agora, você oferece apenas dezenas de produtos, mas se tiver centenas daqui a um ano? Pense no futuro! Você conseguirá organizar a sua mercadoria claramente quando a variedade dos produtos aumentar?

  3. Como é o carrinho de compras
    • Carrinho de compras é um elemento chave para a sua loja online. Certifique-se de que funciona da maneira a que os usuários estão acostumados. Permite uma fácil adição ou remoção de produtos ou alteração do número de peças? O carrinho guarda os itens inseridos mesmo depois de fechado, abandonado ou quando você retorna à loja? Ele mostra todas as informações importantes de preço para usuários?

    • Examine também a conexão entre o carrinho e o pedido de compra. Quantas etapas o usuário deve seguir para criar um pedido? Cada passo está claro o suficiente? O cliente pode dar um passo para trás ou para frente sem medo de perder os dados já preenchidos?

  4. Quais métodos de envio e pagamento a loja oferece
    • Você não precisa oferecer todos os métodos possíveis. No entanto, certifique-se se o construtor de sites oferece suporte para os métodos de pagamento e envio mais populares entre os seus clientes.

Como escolher uma plataforma para Blogs

Blog é uma ótima maneira de promover ou até mesmo monetizar seu site. Ele pode ser usado também para compartilhar informações ou suas experiências.

Lembre-se de que, mesmo que você não esteja criando um blog, é sempre útil poder adicionar um blog ao seu site mais tarde. É um ótimo lugar para cobrir tópicos relacionados com o seu site, mas que não precisam de uma página dedicada. Descubra se o editor de site permite que você:

  1. crie um blog,
  2. organize posts em categorias,
  3. administre comentários.

Como escolher uma plataforma para Site de Negócios

Os construtores de sites são, por regra geral, uma boa escolha para criar site para empresas de pequeno e médio porte. Mesmo assim, você deve verificar se a ferramenta atende a todos os seus requisitos. Ao criar um site de empresa, verifique:

  1. Pertinência de templates
    • Você atua de forma confiável e profissional? Seu site deve refletir isso. Explore se os modelos de sites oferecidos são adequados para você. Um bom construtor de sites deve permitir que você escolha entre várias opções.

  2. Usabilidade de formulários
    • Os formulários são essenciais para sites de negócios, nomeadamente para coletar inquéritos, cadastros ou reservas. Verifique não apenas se o construtor dá opção de adicionar todos os tipos de campos indispensáveis, mas também se concentre na sua usabilidade e design. O que você não quer é que o preenchimento de um formulário seja uma etapa imbatível para seus clientes.

  3. Site multilíngue
    • Se há uma probabilidade de os seus clientes serem de países diferentes ou falarem idiomas diferentes, considere a capacidade da plataforma de duplicar o site em vários idiomas como um fator crucial. A criação de uma nova versão de idioma deve ser intuitiva. Você deveria ter a possibilidade de criar não só uma duplicação exata, mas também poder editar as versões separadamente.

  4. E-mails
    • Ter uma conta de e-mail que contenha o nome do seu domínio registrado é profissional. Porém, nem todo construtor de sites oferece serviços de e-mail. Uma conta de e-mail integrada é um recurso útil, especialmente se o seu site for de negócios.

  5. Proteção por senha
    • Você comercializa informações? Acesso a conteúdo restrito faz parte do seu plano comercial? Caso afirmativo, a capacidade de criar uma seção protegida por senha é um recurso essencial. Verifique se todas as funções da ferramenta atendem aos seus requisitos.

O que você precisa para começar a trabalhar com o editor de sites?

Os construtores de sites permitem um lançamento de site rápido. Ainda assim, você precisa fazer os preparativos antes de começar a sua criação. Dê uma olhada no nosso guia passo a passo que poderá ajudá-lo a construir um site de sucesso:

  1. Objetivos do website
    • Determine o que você deseja alcançar com as suas páginas web e quem será seu público-alvo. Essa decisão o ajudará a escolher o tipo de site e permitirá que você classifique os seus requisitos para o construtor de sites por prioridade.

  2. Nome de domínio ideal
    • Escolher um nome de domínio certo é um dos pontos cruciais, especialmente se você estiver criando um site para fins comerciais. O que está em jogo é o estabelecimento da sua marca, bem como os objetivos do site, por isso, não tome uma decisão de última hora.

  3. Estrutura do site
    • A morfologia do site deve refletir o objetivo principal dele. É importante você criar pelo menos um conceito da estrutura do site de antemão para que possa, em seguida, encontrar um modelo de site adequado. O template não precisa corresponder a 100% à sua ideia, porém, é bom que cumpra com as suas necessidades principais e que a sua estrutura seja adaptável.

  4. Plano promocional
    • Planeje quais canais promocionais você vai querer usar. Você não pode estar em todos os lugares, alcançando bons resultados em todos eles, a menos que tenha ajuda de um exército de especialistas. Em vez disso, escolha apenas alguns canais para os quais terá tempo e que melhor se encaixem ao seu público-alvo, suas necessidades e conhecimento. Pense uns passos à frente, traçando uma lista de canais nos quais desejaria expandir no futuro.

    • Terminou? Agora está na hora de descobrir se o construtor de sites oferece suporte para conexão com canais selecionados. Permite inserir botões das redes sociais indispensáveis? Oferece integração com os sistemas de publicidade mais comuns? Permite inserção de banners?

  5. Construtor de site adequado
    • Oba! Você chegou à etapa final. Agora, você pode se concentrar na criação de seu site. Com base nas etapas anteriores, crie uma lista de requisitos classificados por prioridade. Compare as propriedades dos construtores de sites com a sua lista de requisitos e selecione o construtor mais adequado. É útil criar seu próprio sistema de pontuação para ajudá-lo a determinar o vencedor.

6 passos de como usar o editor de páginas web

Criar um site usando um construtor de sites deveria ser cômodo, rápido e intuitivo. No entanto, não é uma atividade diária que você faz automaticamente, como tomar um banho. Portanto, aqui está uma lista de etapas básicas para usar o construtor de sites:

1. Registrar seu domínio e obter hospedagem

Você já escolheu um nome de domínio durante os preparativos. Agora é necessário registrá-lo. Um bom construtor de sites deve guiá-lo pelo processo e permitir que você o registre através da sua interface de usuário. Aproveite a oportunidade e resolva tudo em um lugar.

Escolher nome de domínio

Na área de usuário, poderá encontrar sugestões para nomes de domínios

2. Escolher o melhor template

Selecione o modelo mais apropriado. Você já conhece os seus requisitos, daí sabe exatamente o que procurar. Se você encontrar mais candidatos convenientes, realize uma segunda rodada de seleção mais rigorosa.

Escolher o melhor modelo de site

Modelos Webnode

3. Editar o template

Adapte o modelo selecionado à estrutura do website que você projetou. Crie as páginas, seções ou categorias que desejar. É possível que você precise fazer alguns ajustes no design devido às limitações do modelo.

4. Inserir conteúdo

Insira o seu conteúdo no modelo preparado. Não é necessário e muitas vezes nem sequer é possível ter todo o conteúdo pronto. Não há problema em inserir apenas as partes mais importantes do conteúdo na primeira fase, e ir adicionando o resto mais tarde.

Blocos de conteúdo numa página Webnode

Tipos de conteúdo que podem ser adicionados ao site

5. Conectar site com as ferramentas analíticas

Vincule a página web apenas às ferramentas que você realmente usa. Não adianta você integrar várias ferramentas com funções idênticas. Não se desespere se você não tiver conhecimento na área de análise web. Para começar, você certamente não cometerá um erro ao conectar seu site com Google Analytics e Google Search Console.

Conectar site às redes sociais e outros mídia

6. Publicar site

Chegou a hora! Abra uma garrafa de champanhe e aperte o botão “Publicar” para dar luz ao seu site. Olá, mundo online!

Publicando um site pronto

Perguntas frequentes

Agora você conhece tudo o que precisa para decidir se deve usar um construtor de sites para montar o seu. Você também sabe quais funcionalidades de site deve procurar. Esperamos que este artigo o tenha ajudado e que você liste a Webnode entre os seus melhores candidatos. Por fim, responderemos a algumas perguntas comuns que você pode ter:

É melhor registrar meu nome de domínio com o construtor de sites?

Se você já possui um domínio ou prefere registrá-lo com outro provedor, a plataforma de construção de sites deveria permitir transferência dele para a sua administração. No entanto, se você está lançando um novo site com domínio personalizado, pode ser benéfico registrar o domínio diretamente com a plataforma. Alguns deles oferecem vantagens interessantes, como hospedagem gratuita por um ano, etc.

A quem pertence o conteúdo inserido nos editores de site?

Independentemente da solução pela qual você optar, o seu conteúdo original sempre será de sua propriedade pessoal.

De quem é o domínio registrado para o site criado com um construtor?

O domínio que você registrar pertencerá a você, independentemente da entidade registradora. Com o construtor de sites, na qualidade de provedor de domínio, é igual.

É preciso instalar um programa para edição?

Normalmente não. Hoje em dia, os construtores de sites são serviços web que funcionam semelhante ao Documentos Google. Não é preciso baixar ou instalar nenhum software. Basta cadastrar-se no site do provedor. A desvantagem é que você não pode criar e editar seu site no modo offline.

Tenho que anunciar no meu site?

Depende do provedor de serviços que você escolher porque cada um tem condições diferentes. Tipicamente, não haverá nenhum anúncio no seu site se você adquirir um dos planos pagos. No entanto, existem também provedores que permitem que você crie e execute um site grátis e sem qualquer anúncio.

Posso trocar o modelo do meu site?

Graças aos modelos prontos, você pode criar seu site rapidamente e sem conhecimento de programação. Por outro lado, cada template tem as suas limitações. Novamente, dependerá do provedor o quanto os modelos permitem ser editados ou substituídos por outros. Portanto, sempre planeje com antecedência e escolha uma ferramenta que forneça modelos flexíveis.

É possível mover ou exportar o site para outra hospedagem?

Parcialmente. Como você é dono do seu conteúdo (textos, fotos, imagens, vídeos, áudios), pode excluí-lo, convertê-lo ou copiá-lo onde quiser. Porém, você não possui o design e o modelo e, por isso, não pode exportá-lo. Portanto, se você deseja mover seu site para outra plataforma, deve selecionar outro modelo que a nova plataforma oferece e mover seu conteúdo manualmente para lá. Outra opção é programar o seu próprio site. Como pode ver, definitivamente não é impossível. No entanto, este não é um processo simples, tal como transferência de um domínio, e não pode ser feito com apenas alguns cliques.