As 8 melhores maneiras de monetizar seu site

Maneiras de monetizar site

Índice

Como os sites ganham dinheiro?

Você já tem seu próprio site ou blog? Depois de você ter investido tanto tempo e esforço nele, está procurando ideias para monetizá-lo? Em outras palavras, quer saber como os proprietários de sites e blogueiros ganham dinheiro online?

Você veio ao lugar certo. Aqui, mostraremos os principais métodos para gerar receita com seu site. Mostraremos como a posse de um site pode ser uma fonte real de receita secundária, ou mesmo primária.

Em primeiro lugar, você precisa ter um site, blog ou loja virtual. Caso ainda não tenha um, pode consertar isso agora – visite o nosso portal para conferir os nossos modelos lindos que permitirão que você se torne um blogueiro ou empresário online com apenas alguns cliques.

Modelos de site oferecidos por Webnode

Modelos de sites Webnode

Agora que você já publicou seu site, vamos ver como monetizá-lo.

Não há necessidade de escolher apenas uma das estratégias de monetização listadas – você deveria combiná-las para maximizar seu lucro. Testando com paciência e investindo algum tempo no processo, você ganhará dinheiro extra apenas executando uma página web.

Soa bem? Vamos começar então.

Quanto dinheiro seu site pode gerar?

Ganhando com seu site

Ganhando com seu site

A receita real pode variar entre os valores de um a vários dígitos; depende do método de monetização escolhido e do tráfego que você consegue gerar. Existem várias ferramentas online que o ajudarão a calcular a receita esperada.

Uma delas é, por exemplo, fornecida pelo próprio Google. Entre outras, verifique as ferramentas disponibilizadas pela Convoboss, HubSpot ou Mediaboom. É essencial fazer uma pesquisa completa, ter expectativas realistas e mensuráveis ​​e ficar pronto para testes iterativos e ajustes constantes.

Antes de começar a ganhar dinheiro online

Preencha o seu site com conteúdo original e útil

Hoje em dia, com uma infinidade de sites e blogs acessíveis online, é fundamental se destacar. Para que isso aconteça, crie conteúdo valioso e autêntico que conseguirá atrair e satisfazer seus visitantes.

Escreva textos informativos, forneça soluções para os problemas dos seus visitantes ou compartilhe seus conhecimentos profissionais. É essencial criar conteúdo que corresponda às necessidades do seu público e atenda às suas perguntas. Satisfaça as suas dúvidas e faça-os voltar. Seja generoso.

Otimize seu site para mecanismos de pesquisa

SEO

Otimização para motores de busca

Conhecido como SEO (otimização para motores de busca), este é um processo de melhorar seu site, para que ele obtenha a posição mais alta possível nos resultados de pesquisa orgânica. Simplificando – o SEO feito corretamente poderá colocar o seu blog nas primeiras posições dos resultados de pesquisa do Google.

Por regra, existem duas maneiras para garantir que seu site seja interessante para o Google. A primeira é garantir que o código do site e as suas demais propriedades técnicas estejam configuradas corretamente. Ao ter um site criado com os modelos Webnode, você não precisa se preocupar com isso. Garantimos que o código esteja atualizado regularmente e atenda aos padrões mais recentes.

A outra maneira é usar as palavras-chave corretas, conectadas com a sua área de atuação e utilizadas frequentemente, tendo ao mesmo tempo menor concorrência. Portanto, faça uma pesquisa adequada e identifique as palavras-chave.

Use ferramentas como SEMRush, Afhrefs ou Google Analytics. Assim que conhecer as palavras-chave corretas, prepare seu conteúdo de acordo com elas. Para obter mais dicas e truques de SEO, leia o nosso artigo especial sobre este tópico. Uma otimização adequada ajudará você a obter uma excelente visibilidade em seu mercado e atrair visitantes vindos graças aos resultados de busca. O que nos leva a…

Gere e analise o tráfego do seu site

Por último, você precisa começar a direcionar visitantes e clientes ao seu site. A quantidade e o tipo de tráfego são cruciais para a maioria das estratégias de monetização apresentadas. Não se preocupe. Com o conteúdo excelente e original que ajuda seus clientes, você chega lá rapidamente.

Como diz um lema famoso: “Aquilo que não se pode medir, não se pode melhorar”. A maneira mais eficiente de analisar o tráfego é usar o Google Analytics acima mencionado. Este serviço fornece estatísticas detalhadas não apenas sobre o número de visitantes ou fluxo em que navegam no seu site; ele também mostra quais palavras-chave foram usadas para entrar em seu site.

Essas informações são úteis para criar o conteúdo certo para seu público-alvo e selecionar as formas certas de monetizar seu site. Preparamos um artigo detalhado sobre este serviço. Não hesite em dar uma olhada nele.

Outro método para gerar tráfego para seu site é conhecido como Publicidade paga por clique (PPC). Essa estratégia de marketing ajudará você a atrair mais visitantes ao seu site. Envolve a colocação de anúncios nas páginas de resultados de busca do Google.

Anúncios PPC são adquiridos por meio de um processo de licitação. Os editores dão lances em diferentes palavras-chave que são pesquisadas pelos internautas na plataforma Google. Os lances mais altos ganham os primeiros lugares na página de resultados de pesquisa. Confira o portal de Google Ads para obter mais informações.

Agora que o seu site é popular, graças ao seu conteúdo original e de qualidade, vamos escolher as melhores formas de monetizá-lo.

As estratégias de monetização

1. Venda espaço publicitário com Google AdSense e suas alternativas

Comecemos com a maneira provavelmente mais fácil e direta. Este método pouco exigente permitirá que você ganhe dinheiro simplesmente postando anúncios online. Além disso, existem várias plataformas em que você pode se inscrever, onde os profissionais de marketing oferecem mais tutoriais, dicas ou truques.

Isso ajudará você a colocar anúncios em seu site e receber o pagamento rapidamente. Você também pode calcular o lucro esperado usando ferramentas desenvolvidas especificamente para isso. Se você optar por ganhar dinheiro postando anúncios, o suporte será extenso.

Google AdSense

Ativar publicidade AdSense

Google AdSense

Esta plataforma vasta e bem-conhecida é fornecida pelo gigante do mundo online – Google. Para começar, você precisa se inscrever no sistema deles aqui. Uma vez que seu site atenda às condições do Google e seja aprovado, insira o código obtido nas configurações do seu site Webnode. Facilitamos este passo para você – aprenda como implementar o AdSense no seu projeto Webnode com este tutorial.

O Google permitirá que você faça inúmeras configurações para ajudá-lo a colocar anúncios no site e obter lucro de forma eficaz. Você pode até fazer com que os anúncios se pareçam com uma parte orgânica do seu site, escolhendo recursos visuais adequados. Inicialmente, serão necessários vários testes para selecionar as melhores configurações, posição ou número de anúncios exibidos. Uma vez configurado tudo isso, esteja pronto para alguns bons ganhos.

Agências

Conforme mencionado acima, o Google não é o único fornecedor de anúncios digitais. Não seja tímido, comece a colaborar com outras agências de mídia (locais) também.

Vender espaço de anúncio em forma de fotos, vídeos, animações ou redirecionamento é um método fácil de ganhar dinheiro online. Pode ser configurado rapidamente e, após o teste inicial, requer uma manutenção básica.

No entanto, não se esqueça que os seus anúncios podem ser bloqueados por um plug-in de bloqueio de anúncios específico que os seus visitantes podem estar usando nos seus navegadores. Além disso, a receita pode não ser tão alta, pois depende diretamente do tráfego no site. Portanto, recomendamos combinar esta estratégia de monetização com outras.

PRÓS +CONTRAS –
configuração rápidavisitantes podem usar o plug-in AdBlock
apoio massivorequer alto tráfego
baixa manutençãovisitantes podem ignorar os anúncios

2. Marketing de Afiliados

Marketing de Afiliados

Painel de Afiliados da Webnode

Você não tem nenhum produto seu para vender? Pode vender os produtos de outras pessoas. Para muitos blogueiros, o marketing de afiliados é a principal fonte de renda e é adequado para iniciantes. Para fazer isso da maneira certa, estabeleça parceria apenas com fornecedores em que você tenha confiança. O que é exatamente o marketing de afiliados?

A sua missão seria propagar os produtos dos seus parceiros a fim dos seus visitantes os comprassem. Seus leitores confiam em sua opinião. Se você promover um produto em que não confia apenas por razões econômicas, em breve poderá perder seu público fiel. É por isso que é crucial escolher seus parceiros afiliados com sabedoria.

O que é um link de afiliado?

Cada vez que seu visitante comprar um produto de um parceiro por meio de um link exclusivo, você ganha uma comissão. O melhor método é criar uma página específica em seu site com uma lista de seus produtos ou produtores favoritos. Cada link que levar à página web do seu parceiro deveria ser único, recebido por parte do respectivo parceiro. Este irá mapear a compra feita através do seu site.

Como obter o link de afiliado? É necessário entrar em contato com seu parceiro e inscrever-se em seu programa de afiliados. Agora está na hora de falar um pouco sobre cookies, pois é assim que funcionam os links de afiliados.

Graças a cookies armazenados no navegador do seu cliente, seu parceiro sabe se o visitante comprou algo em seu site. Você só receberá uma comissão se o visitante clicar neste exato link para comprar na loja do seu parceiro.

As melhores práticas

Não há necessidade de usar apenas um link de texto simples – coloque banners no seu site para levarem à página do afiliado. Além disso, não se esqueça de promovê-lo por meio de um newsletter.

Outra ótima maneira de promover o produto ou serviço do seu parceiro é escrever um comentário. Uma resenha honesta pode ajudar o comprador a tomar uma decisão. Mais uma vez, eles precisam utilizar o seu link de afiliado. Semelhante a uma resenha, um artigo comparativo ajuda o leitor a decidir entre vários produtos ou fornecedores.

Esses artigos recebem a melhor taxa de conversão de afiliados, porque os seus leitores estão geralmente prontos para fazer uma compra. Você apenas os ajuda a decidir. Você nem precisa escolher o melhor – apenas liste os prós e contras.

Gerar leads

Muito semelhante ao marketing de afiliados é gerar leads para sites relevantes. A diferença é que a empresa lhe pagará para direcionar o tráfego para o site dela. Não importa se o visitante ficar no site ou fizer uma compra.

Toda empresa precisa de vendas, mas, antes disso, é preciso gerar tráfego. Por isso, há empresas dispostas a pagar por leads através da rede de afiliados. Seu trabalho seria direcionar os seus visitantes para os sites deles através do link de afiliado inserido no seu site.

A Webnode também oferece um programa de afiliados. Se o seu visitante adquirir os nossos serviços Premium, você receberá 100 dólares. Está interessado? Clique aqui para se tornar nosso parceiro!

O marketing de afiliados é um método cómodo para ganhar uma boa soma, sob condição de você conquistar confiança dos visitantes e escolher os parceiros afiliados certos.

PRÓS +CONTRAS –
sem necessidade de experiênciasem controle sobre o programa de afiliados e seus concorrentes
baixo custo de investimentosem possibilidade de estabelecer sua própria base de clientes
flexibilidade e independênciatendência de optar por quantidade em vez de qualidade e envio de spam para visitantes

3. Monetize conteúdo patrocinado

Como alternativa à adesão a uma rede de publicidade, você pode cooperar com as empresas diretamente, publicando conteúdo patrocinado. Isso funciona melhor se você tiver um público grande o suficiente. O que é conteúdo patrocinado? Contate as suas empresas ou marcas favoritas e ofereça-lhes, por exemplo, a publicação de uma crítica ou artigo promocional em troca de um pagamento.

A ideia é simples – você escreve um artigo, publica-o em seu site e a empresa lhe paga por isso. Faça com que o conteúdo pago se assemelhe a um convite independente, avaliação ou relatório com links que levam ao site do parceiro. Mais uma vez, escolha apenas as empresas em que você acredita.

A diferença entre os dois últimos métodos listados é que você precisa se esforçar mais para escrever um conteúdo de acordo com o último.

PRÓS +CONTRAS –
taxas de engajamento mais altas comparando com os anúncios clássicosconteúdo patrocinado pode ser enganador
melhor desempenho em comparação com anúncios onlinea criação de conteúdo patrocinado requer mais tempo e esforço
leva direto às vendas, pois parece natural, confiável e menos intrusivo

4. Crie uma lista de e-mails paga

Criando campanhas de e-mail

E-mail marketing

Se você já sabe que há muitos visitantes regulares retornando para consumir mais do seu conteúdo excelente e original, forneça a eles uma oportunidade de se inscrever na sua newsletter premium. Eles serão os primeiros a saber sobre novos artigos, vídeos ou produtos que você cria. Não se preocupe. Seus visitantes estarão ansiosos para pagar pelo seu conteúdo que os ajuda ou diverte.

Você já pensou em criar uma lista de mala direta, mas não sabe por onde começar? Quais ferramentas usar para criá-la? Como crescer? Mais importante ainda, o que esperar? Mostraremos como iniciar, construir e aumentar sua lista de e-mails para marketing do zero.

Você não precisa se limitar a um tipo de newsletter. Uma lista de mala direta é uma maneira perfeita de convidar os seus visitantes para eventos, promover produtos dos afiliados e oferecer-lhes conteúdo premium, como por exemplo um e-book gratuito, aula online ou webinar.

Você pode também compartilhar as suas resenhas sobre o produto de um afiliado ou promover seus parceiros para gerar tráfego nos seus sites. Se feito de forma orgânica, seus visitantes não estarão incomodados por marketing regular e óbvio.

Aumente seu público de e-mail marketing

As maneiras de oferecer e aumentar sua lista para envio de newsletters premium são muitas, entre elas, promover seu newsletter em redes sociais, sua assinatura de e-mail, usar pop-ups em seu site ou inquéritos pop-up de duração específica.

Você também pode oferecer seu boletim informativo premium como um brinde na compra do seu e-book. Não se esqueça de colocar um botão de call-to-action (chamada para ação) personalizado em cada página relevante. Faça uma série de vídeos e faça com que os visitantes desejem assistir mais. Promova seu newsletter capturando vídeos para Instagram e ofereça brindes.

Crie conteúdo único e útil para seus visitantes e não deixe de ser autêntico. Mostre seu lado engraçado mesmo se tiver que dar uma resposta negativa. Seja criativo e divertido!

Uma lista de mala direta é uma das melhores maneiras de monetizar sua atividade online e é, sem dúvida, um dos métodos que todas as grandes empresas usam.É altamente recomendável comprar seu próprio domínio, para que seu site tenha uma aparência profissional. Além do mais, ter um domínio lhe permitirá que você crie seu endereço de e-mail personalizado! Usar serviços como Mailchimp, E-goi ou Mailrelay ajudará muito a configurar seu e-mail marketing.

PRÓS +CONTRAS –
acessível, fácil de configurar e personalizaralta competição
constrói um relacionamento com seus clientesa maioria das pessoas nunca abrirá seu e-mail; será marcado como spam, excluído, a sua assinatura será cancelada
fácil de compartilhar e trazer clientes para o seu siteo design é crucial

5. Produtos digitais que você pode vender online

Vender produtos digitais online

Ganhe dinheiro vendendo produtos digitais

Torne-se um escritor auto publicado, palestrante, guru da mediação ou professor online. Venda seu e-book e outros produtos digitais online por meio de seu site. Hoje em dia, a monetização de conteúdo digital é um tópico vasto e você pode usar seu projeto Webnode para promover seus produtos rapidamente.

E-books

A recomendação de ganhar dinheiro com livros não deveria ser nenhuma surpresa. Esta é uma maneira perfeita caso você tenha algum conhecimento que possa compartilhar com outras pessoas ou se você for um escritor independente. Sinta-se à vontade de publicar seu livro de estreia ganhando 100% de receita, sem necessidade de pagar aos intermediários, como editores, distribuidores e livreiros.

E se você não for logo um romancista ou poeta? Experimente vender uma revista, modelos de documentos, cartas de apresentação, pesquisas acadêmicas ou artigos, receitas, modelos de campanhas por e-mail, modelos de direitos autorais, cartas de disputa etc.

Mediação ou áudiolivros

Você é um coach de vida profissional ou um guru de mediação? Você quer lucrar com sua voz? Grave e venda seus pensamentos em forma de um arquivo de áudio ou um áudiolivro.

Música, batidas e jingles

Você provavelmente está familiarizado com a seguinte situação – ao editar um vídeo caseiro, de repente você precisa de uma música de fundo. Na internet, há uma abundância de músicas livres de direitos autorais, mas por que não tentar oferecer sua produção original? Você pode vender próprios efeitos sonoros, faixas instrumentais ou mesmo narrações.

Imagens, fotos, ilustrações, design gráfico

Aqui, você pode abrir as suas asas. Venda suas fotos, ilustrações, logotipos, ícones, cartões de visita, calendários para impressão, livros para colorir e afins.

Seu aplicativo

Você é um desenvolvedor independente? Use seu site não apenas como um portfólio – venda seu produto também! Isso se aplica também a plug-ins de navegador, jogos ou fragmentos de código.

A maneira mais fácil de vender seus produtos digitais é usar por exemplo Ecwid ou Shopify e, em seguida, conectá-lo ao seu projeto Webnode. Use seu site como um meio perfeito de promoção para vender seus produtos digitais exclusivos.

PRÓS +CONTRAS –
sem necessidade de armazenamento, portanto, sem custosmanutenção constante do servidor/site
sem risco de falta em estoque – possibilidade de downloads ilimitadosalta competição
sem custos de envio – entrega instantâneamaior probabilidade de plágio

6. Sites de membros: Conteúdo premium / conteúdo bloqueado / fórum premium

Área de membros num site Webnode

Página restrita num site Webnode

Ofereça aos seus visitantes a possibilidade de se tornarem membros de um clube particular! Garanta que a taxa valha a pena, e eles ficarão entusiasmados com a adesão. Um site de associação pode incluir fóruns especiais, aulas online, webinars ou conteúdo restrito, como notícias, informações privilegiadas, fotos, vídeos ou streams online.

Como todas as ideias listadas são autoexplicativas, vamos examinar mais de perto as mais eficientes.

Informações privilegiadas (negócios)

Você é o primeiro a saber o que está acontecendo em um clube esportivo, bandas de rock, gestão de grandes empresas? Você tem sucesso com a negociação de ações, criptomoedas ou apostas em resultados esportivos? Compartilhe seu conhecimento com outras pessoas que desejam tornar-se bem-sucedidas. Dê-lhes uma pequena amostra de graça, para que se sintam à vontade de pagar pelas suas informações premium.

Streams online

Embora a maioria das transmissões online aconteça em portais como YouTube ou Twitch, você pode fornecer acesso aos seus espectadores premium através do seu site. Faça streaming de você mesmo jogando videogame, cozinhando ou avaliando novos gadgets, filmes ou livros. Enquanto você cria conteúdo original e útil, seus espectadores podem enviar taxas regulares de assinatura ou doações.

Aulas online e webinars

A educação online por meio de aulas e webinars se tornou um método poderoso de divulgação de conhecimento e ideias, bem como de venda de produtos e serviços. Leve a comunicação para o próximo nível e ensine seus alunos ou clientes, usando uma variedade de ferramentas digitais. Não há necessidade de se limitar ao compartilhamento do seu conhecimento apenas por um e-book.

Você é um especialista na sua área? Crie conteúdo bem pensado que chame a atenção; acima de tudo, seja útil e eficiente. Dessa forma, você tornará as suas aulas atrativas para seu público-alvo. Escolha o tópico certo, torne-o divertido e compartilhe seu webinar em perfis de mídia social ou no seu newsletter.

Não sabe como criar um webinar? Na internet, você pode encontrar muitos tutoriais, dicas e outras lições que ajudarão você a começar. Na verdade, é mais complexo criar um curso inteiramente online do que um e-book, mas o produto final não será gratificante apenas para você, mas também para seus espectadores. Ao fazer as aulas da maneira adequada, seu lucro também será muito maior.

O webinar leva mais tempo e exige habilidades mais complexas, mas a sensação depois de ficar completo será incomparável. Além disso, os webinars podem ser mais lucrativos do que artigos ou e-books. Use seu projeto Webnode para promover seus cursos online, webinars ou sessões de coaching, selecionando o seu modelo ideal.

PRÓS +CONTRAS –
acessível, baixo custo de investimentoatualizações constantes são necessárias
receita recorrente e previsívelas pessoas podem desistir mais tarde
constrói um relacionamento sólido com os clientespode ficar desconfortável estar cobrando de certos clientes

7. Comercialize seus serviços de freelancer

Oportunidades para profissionais autônomos

Serviços de freelancer podem ser oferecidos online

E se você quiser ganhar dinheiro online, mas sem administrar uma loja virtual? Talvez você não goste de embalar caixas, correr para os correios diariamente ou criar produtos artesanais. Não há necessidade de oferecer apenas produtos físicos – promova você mesmo, suas habilidades e ofereça seus serviços!

Crie um site cativante e apresente suas experiências, conhecimentos e portfólio. Mostre seus melhores trabalhos e liste suas referências.Este método de monetização é perfeito para artistas autônomos, como fotógrafos, ilustradores, músicos, escritores, professores, coaches de vida, comerciantes online, artesões e muitos outros profissionais. Preparamos uma grande quantidade de modelos para você escolher.

Dica extra

Não se esqueça de incluir um formulário ou criar uma seção Contratar os meus serviços na parte inferior de cada página para que seus clientes potenciais possam entrar em contato com você rapidamente. Além disso, é fundamental fornecer boas referências do seu trabalho. Peça a seus clientes ou alunos que escrevam um bom depoimento sobre você e publique-o em seu portfólio online.

PRÓS +CONTRAS –
baixo custo de investimentogrande competição
ótima maneira de apresentar seus serviçoscriação de conteúdo original e valioso para se destacar
fácil de compartilhar e ser contatado

8. Aceite doações

Site de doação

Exemplo de um botão de doação

Você é um freelancer criativo que produz música, faz pinturas ou escreve contos? Peça doações únicas ou regulares aos seus fãs através de um botão PayPal ou outros serviços especiais como Patreon. Você pode colocar o widget do botão em seu site Webnode e, assim, criar um site de doações.

A taxa não precisa ser alta – peça que lhe comprem um café ou uma torrada com abacate. Em troca, você pode oferecer uma parte de sua produção original aos seus apoiadores.

Este método é popular também entre os streamers de jogos. Se você conseguir entreter seus espectadores, eles vão adorar ajudá-lo a continuar com as suas atividades.

Se você administrar uma organização sem fins lucrativos ou fornecer conteúdo valioso e gratuito para a sua comunidade local, você também pode solicitar ajuda. Deixe seu visitante escolher o valor da sua doação, oferecendo uma pequena recompensa.

PRÓS +CONTRAS –
fácil de configurar e personalizarrenda imprevisível
fácil de compartilharnem todos se sentem confortáveis para doar online

Resumo

Há muitas maneiras de ganhar a vida com seu projeto Webnode, quer você opte por administrar uma loja online, vender webinars ou ser um blogueiro.

O próprio site não começará a ganhar dinheiro até que você entenda seu público e escolha a estratégia de monetização que funcione bem para você. Vender espaço de anúncio, aderir ao marketing de afiliados ou oferecer conteúdo premium estão entre os principais métodos que você pode experimentar e combinar.

Se você está determinado a trabalhar duro para promover seu trabalho, estamos aqui para ajudar você a obter lucros.

Você conhece outras maneiras de ganhar dinheiro com um site? Compartilhe-as conosco!