Como usar Pinterest para promover seu negócio online

Exibição de boards no Pinterest

Mesmo que o Pinterest possa permanecer na sombra de maiores magnatas de redes sociais, como Facebook ou Instagram, com mais de 300 milhões de usuários ativos, ele se torna uma fonte muito interessante de novas audiências. O seu fundador Ben Silbermann criou a plataforma para que seja atraente tanto para os criadores, como para os consumidores do seu conteúdo.

Primeiro, vamos abordar a ideia por trás do Pinterest. O conceito da rede social baseia-se no aspecto visual. Os usuários podem organizar as fotografias por “boards” públicos e compartilhá-las com os amigos. Você pode organizar os pins em categorias ou até fazer “repin” das coleções de outras pessoas no seu quadro. Mas como é que você pode usá-lo para promover seu negócio online?

Conheça seu público-alvo

Pinterest é uma rede social com público bastante específico. A maioria dos usuários, aproximadamente 80%, são mulheres. Elas se interessam muito em projetos DIY, moda, comida, planejamento de momentos importantes na vida, tais como mobiliário doméstico, férias ou festas. Os pais também gostam e procuram se preparar para a licença paternidade com a ajuda do Pinterest, como também buscam ideias para projetos criativos dos seus filhos.

Todas essas pessoas têm uma presença bastante ativa na rede e, de acordo com o Pinterest, 98% deles indica ter experimentado estas ideias inspiradoras. Esse fator, mais a sua disposição a comprar, torna-os num público ideal para negócios. Será que os seus produtos ou serviços possam ser interessantes para eles?

Atraia, inspire e eduque

Uma apresentação visualmente atraente é a chave para que você deixe um marco entre os demais quadros. Combine imagens de alta qualidade com legenda chamativa, incluindo o seu logotipo para que a sua marca não fique perdida com os compartilhamentos. Us usuários de Pinterest gostam de se inspirar, mas também aprender algo de novo e, por isso, se for possível, transforme algum conteúdo em instruções visuais ou infográficos. Se as pessoas podem se imaginar utilizando o seu produto, você as conquistou.

Planeje com antecedência

Os pinners adoram fazer planos! Quando topam com um conteúdo intrigante, mas específico de temporada, eles guardam o pin para mais tarde. Ainda assim, há certos períodos do ano em que as buscas entram em pico, em antecipação de um feriado ou ocasião especial. Você, como dono do negócio, deve ter seu conteúdo temático bem preparado já de antemão. Confira este planejador sazonal feito por criadores de Pinterest, e você saberá exatamente qual é o conteúdo que as pessoas procuram mês por mês, e quando começar a promovê-lo.

Direcione visitantes ao seu site

Se a sua empresa comercializa produtos diversificados, procure organizar estes produtos por boards. Assim, quando um usuário estiver interessado num determinado produto, saberá em que board deve procurar. No Pinterest, é possível seguirmos apenas um board de um determinado perfil, ou seguir todos os boards. Um usuário poderá apenas gostar de um determinado tipo de produtos que você disponibiliza e seguir apenas um dos seus boards. Portanto, quanto mais boards diversificados você tiver, mais potenciais seguidores a sua empresa terá!

Sugestões de venda no Pinterest

Organize as suas imagens

A diferença entre o bom e o perfeito reside numa pitada de esforço extra. Dedique algum tempo à limpeza do seu perfil e procure organizar as imagens em quadros temáticos (classificando os produtos por exemplo na base de material usado, cor, finalidade etc.). Os visitantes irão gostar da estrutura clara e da possibilidade de fazer o pin de apenas alguns boards de muitos.

A inspiração está por todo o lado

Os quadros de Pinterest e os seus perfis são, na maioria, abertos ao público. Cada um pode ver os quadros dos seus seguidores, fazer “repin” dos seus conteúdos, como também compartilhar imagens com outros. A atividade dos pinners pode se tornar uma fonte rica de inspiração que lhe permitirá a fazer inovações e avivar a sua oferta. Incite conversa e deixe o seu público compartilhar o que gostaria de ver nos seus quadros.

Está à procura de mais inspiração? Algumas marcas notáveis, que são ótimas em aproveitar de todas as possibilidades que o Pinterest oferece, são Whole FoodsEtsy ou Penguin Random House.

Ficou convencido de dar uma chance ao Pinterest, ou já tem usado esta rede social? Precisa criar um site de negócios primeiro? Além disso, não se esqueça de ler as instruções sobre como monetizar o site passo a passo.