Tudo o que você precisa para dar o pontapé inicial no site da sua comunidade local

03/12/2021
Construindo site para comunidade local

Um site comunitário permite que as pessoas se reúnam, interajam e compartilhem.

Pode ser seu clube de leitura, um fórum de discussão para melhorar seu bairro ou o time de futebol local de seu marido. Os sites comunitários não são necessariamente para clubes locais: as empresas também podem criar comunidades de clientes especiais, para desenvolver melhores relacionamentos com os seus clientes.

Os sites comunitários têm uma coisa em comum; eles servem à comunidade. Muhammad Ali costumava dizer:

Servir aos outros é como o aluguel que se tem de pagar por uma casa na Terra.

Você está pensando em criar um site para sua comunidade local? Vamos começar!

Objetivo

Primeiro, defina sua organização e sua missão.

Qual é a sua missão e por que outros devem se beneficiar de você e de seus serviços?

Anote exatamente qual é a sua ideia para sua comunidade e como eles podem se beneficiar dela. Ao prestar um serviço de apoio ou criar uma missão local, você convida as pessoas da sua comunidade a se reunirem e se apresentarem aos outros.

Se beneficiar de um serviço é ótimo, proporcionar ao beneficiário um meio de retribuir é ainda melhor. Por isso, dê às pessoas um motivo para se juntarem.

Em que comunidade você está?

Pense em seu alcance e no tamanho da comunidade que você pode reunir. Será necessária uma abordagem diferente caso você esteja morando em uma pequena vila e gostar de ajudar os idosos, ou a trabalhar na periferia de uma grande cidade tentando criar um clube esportivo pós-escolar para adolescentes.

Se você tem uma empresa local que fornece bens ou serviços, talvez queira refletir sobre como uma comunidade de clientes pode ajudá-lo a otimizar o que você faz. Em última instância, isto ajudará você a conhecer melhor seus clientes e a fortalecer sua marca.

Ser apenas virtual ou não? Um clube de poesia que troca pensamentos, citações e talvez forneça ocasionalmente uma aula online, pode existir puramente online. O site é o palco principal. Contudo, para as comunidades vivas, a presença online é apenas uma ferramenta de comunicação, não um lugar para se encontrar.

Quais são seus objetivos a longo prazo?

Tamanho

O quanto você quer que sua comunidade cresça é refletido pelo propósito que você define para ela. Um clube de futebol local conhecido em nível municipal terá membros limitados. Afinal, um time de futebol nunca é maior do que 11 jogadores e seus substitutos.

Se você levar em conta pessoas fora da comunidade que podem se tornar parceiros locais, tais como a igreja, serviços de saúde e instalações recreativas, sua comunidade rapidamente se tornará maior. Isto ajudará você, especialmente se você estiver planejando angariar fundos. Sendo assim, planeje desde cedo trabalhar em conjunto com editores, políticos e até mesmo influenciadores para construir suas conexões.

Plataformas

Pense onde mais você pode tornar pública sua ideia e sua missão, como por exemplo as mídias sociais. Dependendo do tamanho da comunidade que você deseja alcançar com seu site, você precisa considerar outras aplicações para se manter conectado com sua comunidade. Considere aplicativos de chat, como um grupo de Whatsapp, para pequenas comunidades com menos de 50 participantes. No caso de comunidades maiores, plataformas para fóruns de discussão como Reddit ou Facebook serão boas alternativas.

O tempo é tudo

Um site que representa um evento único, onde um grupo de pessoas ou um indivíduo está apresentando uma ideia para arrecadar fundos durante 6-12 meses, é diferente de um site que apoia um clube esportivo local que deve durar mais do que uma temporada com potenciais parceiros coexistentes.

Por isso, defina antecipadamente se seu site comunitário será de longo prazo ou se o projeto será de curta duração. Isso tornará mais eficaz o orçamento e a alocação de pessoal potencial e de ajuda externa.

Metas e orçamento

Orçamento e arrecadação de fundos

Felizmente, trabalhando de casa em seu computador, a construção de um site comunitário não será cara. Com a Webnode, você pode começar e executar seu projeto gratuitamente! Considere uma plataforma com planos Premium sob medida, que responda por todos os orçamentos. Os planos da Webnode vêm com um domínio gratuito para o primeiro ano com o pacote Mini, Standard e Profissional.

Você não quer investir horas na criação de seu site e se preocupar com a aparência. Assim sendo, considere um construtor de sites que seja fácil de seguir e intuitivo.

O construtor de site econômico tirará o peso de seus ombros, para que você possa alocar seus custos e tempo sabiamente.

E se eu não tiver orçamento?

Há maneiras de criar um site comunitário quase sem orçamento. Você só precisa investir em voluntários e seu nome. Um requisito mínimo para tornar seu site comunitário confiável e com aparência profissional é:

Ter seu próprio domínio

Seu nome de domínio é essencial para facilitar a busca de resultados em motores de busca para as pessoas que estejam procurando por você.

Além disso, um e-mail de contato vinculado ao seu domínio é uma opção útil, pois você parecerá mais profissional e terá mais credibilidade. Com a Webnode, você pode obter um domínio .com.br por apenas R$91.95 por ano e ter contas de e-mail incluídas, dependendo do plano Premium escolhido.

Obtenha apoio desde o início

Se você planeja ter um site de caridade, considere a possibilidade de ser patrocinado pela Webnode. Desde que suas intenções beneficentes sejam claramente comunicadas em seu site, a Webnode poderá apoiar o projeto com um pacote Premium gratuito por um ano.

Uma vez que as instituições de caridade sobrevivem com doações privadas, formas alternativas de obter financiamento são doações e financiamento coletivo. Deixe sua comunidade apoiar você desde o início com assinaturas de um programa mensal de doação ou apoio financeiro único com serviços de financiamento coletivo como o Patreon.

Se sua ideia está relacionada ao esporte e recreação e você sabe que sua comunidade gosta de se mexer, considere o Charity Miles como seu modelo de financiamento. Este aplicativo permite que qualquer pessoa doe dinheiro para sua instituição de caridade favorita a cada milha que avance.

Seu modelo de financiamento se interconecta com a comunidade da qual você faz parte. Por isso, um clube local irá considerar as contribuições dos associados como uma importante fonte de renda. Por outro lado, uma comunidade ligada a atividades nas escolas pode potencialmente solicitar apoio financeiro do governo. Leve este relacionamento em consideração quando planejar o apoio financeiro.

Orçamento para suas metas

Com uma loja virtual, você pode mudar os produtos que vende a cada estação e renovar seu negócio. Com um blog, você pode incorporar facilmente as mudanças conforme sua necessidade; você tem flexibilidade para mudar seu propósito. Com um site de caridade ou comunitário, o propósito não é negociável e seus objetivos são definitivos.

É fundamental que você adapte seu orçamento, de acordo com os objetivos de curto e longo prazo de sua missão e das ideias que você tem para sua comunidade. Pense sempre no propósito e no que ele pode trazer para a comunidade e quem é sua comunidade.

Se o site da sua comunidade complementa sua página do Facebook, o orçamento de dinheiro e tempo difere consideravelmente de um projeto que ofereça seminários ou aulas online.

Com seus objetivos definidos e seu plano de orçamento traçado, é hora de ser criativo.

Começa a trabalhar

Escolha seu design

Escolha um modelo envolvente para seu site, onde você possa facilmente organizar sua missão e serviços para sua comunidade. Na Webnode, designers profissionais criaram modelos para cada tópico. Você pode ajustar todos os nossos modelos para aprimorar sua individualidade.

Contemple todos os elementos ao escolher seu template. Se você gosta de páginas com um grande logotipo ou uma grande imagem de cabeçalho em sua página principal, selecione o modelo de acordo com esses critérios.

Domínio

Se sua empresa está registrada como uma empresa sem fins lucrativos, faz sentido registrar um domínio .org para esclarecer imediatamente ao seu público quem você é.

A extensão de domínio transmite seu propósito, mas seu nome também. Imagine que seu nome de domínio pode incluir uma palavra-chave de sua missão. Tome cuidado para não ser muito geral ao nomear seu site, por exemplo, “ajude-a-arrecadar-fundos-para-orfanato”. Seja específico. Por exemplo, o nome pode ser “ajude-os-orfaos-de-belohorizonte”.

Lembre-se: ter um domínio .org é vantajoso, mas seu nome também deve chamar a atenção.

Defina quem é o responsável

Com seu orçamento e objetivos em mente, decida quem ajudará você com seu projeto e com a construção e manutenção de seu site.

Você pode designar colegas de trabalho para um projeto de site em construtores de sites. Webnode define duas funções, diferenciando a administração e a edição. Você não precisa fazer toda a manutenção sozinho: deixe seus companheiros e colegas lhe ajudarem.

Pense em criar um site comunitário e, em última instância, criar uma comunidade duradoura, como se estivesse gerenciando uma empresa. Dirija sua comunidade como uma empresa, dividindo as responsabilidades entre as partes interessadas. O gerente da comunidade pode tornar-se o diretor de operações, enquanto a pessoa responsável por levantar dinheiro pode ser o diretor financeiro. Você também pode indicar uma pessoa de relações públicas ou de marketing para atuar como seu porta-voz. Os associados externos podem tornar-se afiliados.

Neste ponto, é útil criar perfis de contato individuais e contas de e-mail para todos os seus colegas na organização, a fim de facilitar a comunicação. Eles estão todos juntos nisso.

Segurança e aspectos legais

Todos os sites funcionam hoje em dia com um protocolo seguro de transmissão de dados HTTPS. A Webnode atualiza automaticamente os certificados SSL para seu site. Além disso, todos os dados dos formulários são armazenados com segurança e as estatísticas do site são totalmente anônimas.

Em um site comunitário onde os dados são coletados através de formulários, registros de membros e feeds integrados de mídia social, vale a pena assegurar que cada visitante seja informado sobre isso em sua política de privacidade de dados. Existem modelos ou geradores que podem ajudar você na criação desta página essencial em seu site. Você também pode considerar investir em um advogado para aconselhar você sobre o que é legalmente exigido para seu site comunitário.

A segurança dos dados é garantida pelos aplicativos de doação online. O Donor Perfect, MobileCause, PayPal ou PagSeguro protegem automaticamente os dados dos cartões de crédito de seus doadores, evitando uma possível quebra de dados.

Caso você tenha também um blog funcionando paralelamente como uma forma de comunicado à imprensa, com imagens derivadas de diferentes fontes, não se esqueça de citar e reconhecer suas fontes com links.

Um aviso legal fornecerá todas as informações legais sobre uma organização e seus detalhes de contato. Procure um aconselhamento adequado se a inclusão de um aviso legal for obrigatória. Por exemplo, em países como a Alemanha um aviso legal é obrigatório para qualquer pessoa que ofereça serviços online. Portanto, isto também é aplicável para sites estrangeiros que tenham como alvo visitantes alemães.

Esteja ciente de que os serviços de receita interna têm o direito de verificar suas atividades financeiras se você for uma organização sem fins lucrativos registrada ou isenta do pagamento de impostos. É, então, prudente manter seu saldo verificado por um contabilista ou contador e ser mais transparente sobre seus gastos em seu site para evitar qualquer reclamação.

Conteúdo de suas páginas específicas

Página principal

Para exibir sua missão de forma clara e rápida, utilize a estrutura de suas páginas do site e o poder de sua página principal para transmitir sua mensagem. Divulgue suas ideias de forma imediata e concisa.

Sua primeira página precisa dizer tudo, pois os visitantes que se depararem com sua comunidade decidirão na hora se devem tornar-se membros ou não. Inclua uma chamada para ação que possa levar a um formulário de contato, um feed de mídia social, um registro de membro e/ou um formulário de doação. Tudo depende de sua missão e objetivo.

Lembre-se de nosso artigo sobre o web design para não sobrecarregar o conteúdo.

Página de contato

Assim como um site empresarial, um site comunitário deveria incluir uma página de contato. Desta forma, as pessoas vão saber quem é você e seu pessoal. Elas poderão fazer perguntas, solicitar participação e conectar-se através de outros canais em que você esteja ativo.

Esteja aberto a discussões

Um link para um fórum de discussão permite que os membros novos e existentes obtenham respostas para suas questões e troquem opiniões. Com a Webnode, você pode incorporar os fóruns de discussão como widgets através da funcionalidade HTML. Há muitas opções além do Hyvor e Disqus.

Educação

Você oferece cursos, organiza eventos, ou realiza aulas online?

A implementação de um calendário de reserva facilitará a inscrição para os novatos. Incorpore em seu site uma ampla gama de alternativas ao Google Agenda, para que as pessoas possam fazer reservas ou marcar consultas.

Feedback & histórias da comunidade

Dê voz aos membros da sua comunidade e espalhe sua mensagem colocando suas histórias e resenhas em uma página separada como parte de um portfólio, blog ou seção de testemunhos de seu site comunitário.

Se você é frequentemente ativo nas mídias sociais com postagens diárias ou semanais, lembre-se de incluir um feed. Ele informará as pessoas sobre suas realizações e planos em andamento muito mais rápido que a manutenção de um um blog e promoverá sua comunidade.

Loja

Você está vendendo alguns produtos para caridade, como artigos feitos à mão pelos deficientes de sua comunidade; ou algumas camisas nerds representando os prodígios locais de programação? Abra uma loja virtual! Os modelos da Webnode permitem abrir e fechar uma loja a qualquer momento.

Doação

Além do Donor Perfecte Mobile Cause acima mencionados, há muitas outras aplicações de arrecadação de fundos, como o Gofundme. Certifique-se de que o widget seja incorporado como um código HTML e que a integração dos dados seja segura.

Patrocínio

Mencione seus patrocinadores e parceiros, reconhecendo-os em uma página designada de seu site. Pode apresentá-los brevemente, adicionando imagens, um logotipo e uma breve descrição.

Confira todas as suas páginas e coloque-se no lugar de seus visitantes. Eles conseguem encontrar as informações facilmente? Tudo está claro e conciso? Todos os links estão atualizados e funcionando?

Para além destes ingredientes essenciais para seu site comunitário perfeito, vamos destacar mais alguns.

Widgets e funções úteis

Registro de usuários

Dependendo de sua comunidade, você pode incluir o registro de usuários nas páginas restritas do seu site.

Jogos

Envolva sua comunidade, deixando-os participar de questionários ou jogos ocasionais. A realização de uma pesquisa ajudará você a entender melhor sua comunidade e construir uma relação mais forte entre ela e você, como organizador. Além disso, pesquisas e questionários tornam seu site interativo e fornecem feedback sobre sua comunidade ou sobre um evento específico que você organizou. Inclua serviços externos, tais como Survio ou Elfsight, ou adicione um formulário simples nas suas páginas.

Newsletter

Você está contemplando a possibilidade de alcançar a sua comunidade também através de uma newsletter? Há mais do que o Mailchimp para ajudar você a divulgar suas palavras.

Comportamento ético

Som de tom – sentir uma energia positiva

Uma voz representa uma empresa, suas ideias e produtos e encarna a marca. Já o tom molda a voz para um público e contexto específicos. Deixe o site de sua comunidade falar: dependendo de sua missão, um site comunitário precisa ser otimista e manter uma energia positiva.

Além disso, seja cuidadoso com assuntos delicados. Uma comunidade que ajude aqueles que sofrem violência em casa ou são intimidados na escola precisa ter uma abordagem sensível e pode não prosperar exibindo imagens provocantes. Por isso, adapte seu tom de acordo. Seja positivo e otimista.

Encontre seu tom

Há exercícios divertidos que podem ajudar você a definir seu tom. Experimente estes 3:

  • Escreva tudo o que você quer ser e o que você não quer ser. Por exemplo: seja gentil, mas não obediente.
  • Crie uma tabela listando suas principais qualidades e avalie-as em uma escala de 1-10; um 10 sendo forte e 1 sendo fraco. Por exemplo, pro-ativo 8, generoso 7, espirituoso 5.
  • Escreva alguns exemplos de frases e decida, se, em geral, você parece: positivo ou negativo, orientado para a ação ou passivo, com uma perspectiva de ganho ou perda. Um exemplo: A Coca-Cola original tem 35g de açúcar. A Coca-Cola Original refrescará você com 65% da parte boa. Os 35% restantes são para o seu cérebro.

Nunca faz mal cultivar a mentalidade de “copo meio cheio”.

Se você não for um show de um homem só, concorde com seus colegas sobre seu tom para dar consistência em todos os departamentos e manter este tom em todas as comunicações.

Assim que definir seu tom, assegure-se de sua clareza: limite-se a frases curtas e limite o conteúdo do texto em cada página. Sabia que 53% dos doadores potenciais deixam um site que não comunica claramente sua mensagem e intenções? Um tom e uma voz bem definidos lhe darão consistência, melhorarão o que você representa e alcançarão as pessoas certas para ajudar sua comunidade.

Caridade não tóxica

Quando são criadas dependências insalubres entre o doador e o beneficiário, a caridade se torna tóxica. O desastre do furacão no Haiti em 2016 não foi o único evento em que as doações desapareceram e deixaram as pessoas pobres. Há uma extensa literatura para aqueles que desejam aprofundar este tópico.

Por isso, tire o ceticismo das pessoas e aumente sua disposição de contribuir financeiramente para seu projeto, sendo aberto e transparente. Divulgue claramente para onde vão as doações, fornecendo gráficos e atualizações frequentes em seu site. Você pode ser criativo e documentar o progresso com fotos ou uma pequena história.

Para além disso, conheça sua comunidade e as pessoas que você gostaria de alcançar, de dentro para fora. Dessa forma, poderá pensar além de um ato beneficente e seus efeitos colaterais. Lembra-se quando você selecionou o que pensava ser o presente de aniversário perfeito para seu melhor amigo, mas a reação foi apenas um sorriso fraco e incômodo? Foi aqui que tudo deu errado, você pensou em si mesmo.

Com estas coisas essenciais para construir seu site comunitário, você está bem equipado para começar sua missão. Se você ainda está se perguntando como criar um site, confira este guia passo-a-passo.